11 coisas sobre a cultura da Indonésia

Foto por ahmad syahrir em Pexels.com

A Indonésia é o mais extenso arquipélago do planeta, contém aproximadamente 17 mil ilhas. Seu território está localizado no sudeste asiático. O país possui dois ecossistemas, no oeste, a flora e a fauna são características do sudeste asiático, com florestas tropicais, onde vivem elefantes e tigres; no leste, o meio ambiente apresenta características em comum com a Oceania.

É o quarto país mais populoso do mundo. Os habitantes são compostos por centenas de grupos étnicos, e falam mais de 500 línguas e dialetos diferentes. A diversidade de povos e religiões gera conflitos que ameaçam a integridade do país.

A economia da Indonésia baseia-se na exploração de petróleo, estanho e gás natural.
As manifestações culturais de maior representatividade são as danças javanesas e balinesas, se destacam também os espetáculos de teatro de sombras wayang kulit.

Aprender sobre a cultura deste exótico arquipélago não apenas garantirá uma experiência de viagem mais agradável, também enriquecerá a maneira como você percebe o mundo. Dos aspectos religiosos aos hábitos sociais, descubra as coisas que você deve saber sobre a cultura indonésia

Não existe uma “Cultura indonésia”

Antes de entrarmos em algo mais, este é um aviso importante. ‘Indonésia’ é um termo singular que nomeia uma nação em particular, mas não há nada uniforme em sua cultura. Há pelo menos 300 grupos étnicos na Indonésia, cada um com seu próprio conjunto de costumes e objetos culturais distintos. Isso não significa que não haja semelhanças ou tendências entre uma cultura e outra, mas ao ler essa frase, tenha em mente a diversidade que a acompanha. Muitas vezes, o que se considera como cultura da Indonésia é na verdade uma imagem de uma dominante ou reflete uma fusão de certas culturas semelhantes.

As famílias são tão próximas quanto chegam

Não importa quão antigas ou independentes elas sejam, os indonésios tendem a manter relações estreitas com os membros de sua família. Para muitos jovens indonésios, sair da casa dos pais simplesmente não é uma coisa, mesmo quando eles já têm uma renda estável própria. Muitos optam por viver sob o teto dos pais, a menos que seja absolutamente necessário (muitos indonésios deixam sua cidade natal para conseguir um emprego na cidade). E não é necessariamente um sinal de dependência, apenas mostra os valores e princípios que a nação tem quando se trata de família.

Família indonésia | © Phalinn Ooi / Flickr
 

Algumas famílias até consistem em família extensa – você verá avós, tias, tios e sobrinhas morando juntos ou ficando no mesmo bairro apenas para estarem próximos um do outro.

Compromissos religiosos vêm primeiro

Quando estiver na Indonésia, você verá os balineses apresentarem suas ofertas logo pela manhã, ou os funcionários deixarem tudo para o tempo de oração. Não importa qual religião eles defendam, os indonésios geralmente são muito espirituais. Eles levam suas práticas religiosas muito a sério, e isso se reflete em rituais diários, cerimônias e até a grandeza de seus locais de culto.

Há seis religiões na Indonésia

A Indonésia é notória com sua enorme população muçulmana; o maior do mundo, apesar de ser um país secular por lei. Mas o Islã é apenas uma das seis religiões oficiais reconhecidas no país – islamismo, protestantismo, catolicismo, hinduísmo, budismo e confucionismo. Em Bali, por exemplo, a religião dominante é o hinduísmo, e há localidades onde há mais cristãos do que muçulmanos.

Monges | © Hermitianta Prasetya Putra / Flickr

… e centenas de sistemas de crenças tradicionais

A diversidade da Indonésia também se estende à variedade de sistemas de crenças. Muitas comunidades ainda vivem tradicionalmente e ainda mantêm as religiões e práticas de seus ancestrais, muitas vezes exclusivas da localidade. Mas, para categorizar, muitos sistemas de crenças se baseiam no animismo, dinamismo e totemismo. Em algumas comunidades, essas crenças interagem com tradições ou são influenciadas por outra religião dominante, resultando em uma miríade de práticas únicas.

© Putu Bagus Susastra / Cultura Trip

Os indonésios são coletivos

Desde sua mais antiga história, os indonésios têm sempre foi comunal. Os agricultores trabalham juntos para cultivar suas terras e administrar recursos, aldeias mantêm comunidades unidas e cuidam umas das outras, e os valores culturais impulsionam os princípios do coletivismo. Mesmo em ambientes modernos, como o local de trabalho do escritório e as comunidades modernas, você verá a inclusão e simpatia dos indonésios.

Os indonésios adoram comida condimentada e saborosa

O arquipélago é rico em ervas e especiarias, que moldam receitas tradicionais para utilizar a abundância desses ingredientes. De fato, muitos pratos indonésios podem sair fortes para as línguas dos turistas. As receitas variam de uma localidade para outra, de acordo com as principais culturas da região. Os javaneses, por exemplo, tendem a gostar de refeições mais doces, devido à abundância de cana e açúcar de palma. Mas muitos outros locais, como Padang, Manado e Bali, com certeza não retêm o pimentão e as especiarias.

Uma refeição indonésia completa | © keem1201 / Pixabay

Todo lugar tem uma lenda

É fascinante aprender os processos geológicos que formam montanhas, colinas e rios. Mas os indonésios vão além das placas tectônicas e da erosão para explicar como os marcos naturais surgiram. Na maioria dos lugares, você pode conversar com os habitantes locais e escavar histórias de deuses, espíritos, membros da realeza ou eremitas que contribuem para a formação de um local específico como características naturais, templos ou outros marcos culturais.

Templo de Prambanan, Indonésia | © Berry / Flickr

Os indonésios celebram tudo

Desde o primeiro passo de uma criança no solo até certos meses de gravidez, muitas culturas na Indonésia têm cerimônias especiais até para os mais pequenos marcos. Muitas culturas também fazem uma enorme quantidade de eventos da vida como casamentos e funerais, misturando-os com costumes e celebrações tradicionais hipnotizantes. Há também celebrações comunais como uma miríade de diferentes cerimônias de colheita ou ação de graças e datas especiais associadas a lendas ou história.

Os indonésios são tradicionais

E não, não estamos falando daqueles que vivem em aldeias remotas tradicionais. Muitos indonésios que se encontram em ambientes modernos ainda encontram maneiras de integrar suas tradições e valores culturais ao estilo de vida contemporâneo. Algumas empresas ainda consultam almanaques tradicionais ou anciãos espirituais para determinar um bom dia para fazer negócios, e muitos jovens profissionais ainda fazem cerimônias tradicionais para seus casamentos, seja por exigências da família ou por vontade própria, mas as tradições sobrevivem.

Desfile tradicional na Indonésia | © AQanta S Sutarjo / Flickr

Os indonésios adoram fazer e executar artes

A rica cultura da Indonésia gera tantas obras de arte inspiradas – pinturas, esculturas, música, dança, teatro e muito mais. Desde os tempos antigos até a era contemporânea, os artistas indonésios continuam a inspirar-se na cultura, nos valores e na natureza do arquipélago, garantindo que a cena artística permaneça viva e em progresso.

Fonte: https://pt.yourtripagent.com

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: