Culinária espanhola

Foto por Tomu00e1u0161 Malu00edk em Pexels.com

Na sua viagem para Espanha, prepare-se para voltar com uns quilinhos a mais na balança. As comidas típicas espanholas são variadas e cheias de sabores e aromas.

De pratos salgados a sobremesas de comer regando, você vai se apaixonar pela gastronomia da Espanha, que carrega influências milenares. 

1. Paella

Comidas tipicas da Espanha Paella
Fonte: Pixabay

Ela é, sem dúvida, uma das comidas mais saborosas e conhecidas no mundo inteiro. Aqui no Brasil, a Paella ganhou novas versões, mas o prato tradicional é feito com arroz, frutos do mar, como polvo, lula, mexilhão e camarão.

Algumas receitas usam também carne de porco. Todos os ingredientes são levados ao fogo e misturados, tornando-se uma espécie de risoto bem suculento. Um espetáculo!

2. Cocido Madrileño

No seu menu de comida espanhola, o Cocido Madrileño não pode faltar. Esse é aquele tipo de prato que agrada primeiros os olhos e depois encanta os mais diversos paladares.

A receita leva uma variedade de ingredientes e cores, que tornam o prato muito bonito. O Cocido é feito com linguiça, batata, frango, grão-de-bico, repolho, vagem e outros componentes, que fazem da comida uma verdadeira iguaria. 

Caso faça um roteiro por Madri, não deixe de experimentar esse prato, que é um verdadeiro clássico por lá. 

3. Gazpacho

Com cores vibrantes, o Gazpacho é tão bonito quanto delicioso. O prato é, na verdade, uma sopa feita com tomate, alho, pepino, salsinha, alho e outros ingrediente.

O caldo vermelho é servido frio, mas em todo o país, ele ganhou muitas variações. Então, pode ser que você encontre sabores diferentes de Gazpacho durante a sua viagem.

4. Tortilla de Patata

Comidas tipicas da Espanha tortila patata
Fonte: Pixabay

A Tortilla de Patata, um verdadeiro clássico da cultura gastronômica da Espanha, é consumida no dia a dia das famílias espanholas. A comida é feita com ovos e batatas bem semelhante à nossa omelete.

O recheio varia conforme a região, porém, ingredientes como linguiça e pimentão são muito usados.

5. Pisto

O pisto é uma delícia, principalmente, em dias mais gelados. A receita é composta por legumes picados e fritos, que fazem parte de uma espécie de cozido com molho vermelho.

Entre os ingredientes estão tomates, pimentões verdes e vermelhos, abobrinha e ovo frito. Uma delícia!

6. Pulpo a la Gallega

No seu tour pela Espanha jamais deixe de provar o Pulpo a la Gallega, uma das receitas espanholas mais amadas pelo seu povo. 

O prato tem origem na região da Galícia e costuma ser encontrada, principalmente, em feiras de rua.

Como o próprio nome já diz o ingrediente principal é o polvo, que é cozido por inteiro e, depois, cortado e servido com azeite e sal.

7. Tapas españolas

Comidas tipicas da Espanha Tapas Españolas
Fonte: Pixabay

Viajar para a Espanha e não saborear as tradicionais tapas españolas é o mesmo que vir para o Brasil e não experimentar a nossa feijoada.

Esse prato conta com uma infinidade de variações e é basicamente composto por porções de comidas variadas. 

Entre as mais conhecidas estão as patatas bravas, que são batatas fritas com molho picante, presunto cru, queijos e polvo.

8. Jamón

O Jamón é uma verdadeira iguaria da gastronomia da Espanha e geralmente é consumida com um bom vinho ou cerveja. Trata-se de um presunto curado a seco com um sabor inigualável.

Devido ao seu processo de cura, ele ganha fibras finas, uma cor vermelha rosada, que se mistura com o branco da gordura da carne. 

O presunto é levemente salgado e com sabor amendoado. Dá até água na boca, não é mesmo?

9. Pinchos

No verão, os pinchos fazem o maior sucesso tanto entre turistas quanto entre os espanhóis. O prato é feito com legumes refogados, como tomate, berinjela, abobrinha, alho, cebola e pimentão, podendo ser servido quente ou frio.

Também fazem o maior sucesso em bares, restaurantes e durante happy hour. Experimente os pinchos com uma boa cerveja. 

10. Croquetas

Comidas tipicas da Espanha croquetas
Fonte: Pixabay

As comidas típicas da Espanha incluem também os croquetes, que são bolinhos feitos de farinha e recheados com diversos ingredientes, como queijos, presunto. Depois são empanados e fritos.

Ele é bem semelhante ao croquete brasileiro, que é servido em porções em bares e restaurantes.

11. Batatas bravas

Já falamos delas aqui, mas as batatas bravas fazem tanto sucesso, que merecem um espaço só delas. 

A receita, claro, tem como base batatas, que são cortadas em pequenos pedaços, fritas e temperadas com sal e um molho apimentado de tomate.

12. Papas

Não deixe de experimentar também as tradicionais papas que são batatas cozidas com sal e vinagre e depois servidas com cebola e salsa picadas, azeite e vinagre.

Um prato servido frio, que é delicioso, principalmente, em dias quentes e ensolarados.

13. Fabada Asturiana

Comidas tipicas da Espanha Fabada Austuriana
Fonte: Pixabay

Entre os tipos de comida espanhola mais populares, a fabada asturiana também se destaca. Ela tem origem na região das Astúrias, sendo muito consumida durante os dias mais gelados.

O prato é feito com feijões brancos cozidos com açafrão, cebola, azeite e pimentão. Depois de cozidos, carnes de porco também são acrescentadas. Para apreciar do jeitinho espanhol, não deixe de tomar um bom vinho, cerveja ou sidra.

Doces típicos da Espanha

Além dos pratos tradicionais, você não pode deixar de experimentar os doces típicos da Espanha, que são verdadeiros clássicos e que completará deliciosamente o seu tour gastronômico pelo país europeu.

1. Churros

Eles são deliciosos e amados pelos brasileiros. Diferente do Brasil, os churros típicos da Espanha não são tão doces como acontece aqui e também não são recheados, mas o processo de preparo é o mesmo.

Na Espanha, eles são servidos com chocolate quente e muito consumidos durante o inverno.

2. Torrijas

Comidas tipicas da Espanha tarrijas
Fonte: Pixabay

A culinária da Espanha não é famosa no mundo apenas pelos seus pratos salgados, as sobremesas também são muito populares e tradicionais por lá. As torrijas é um exemplo disso.

Esse doce espanhol é feito com fatias de pão amanhecido, empanados com ovos e fritos. Depois disso, ele é servido com canela, caldas doces e acompanhado com um bom vinho ou leite.

3. Turrón

Certamente se você nunca experimentou esse doce já deve ter ouvido falar sobre ele. O Turrón é prato típico espanhol com origem na região de Alicante e é feito com pasta de caramelo, amendoim e claras de ovo.

Os ingredientes são levados ao fogo, formando uma pasta. Depois que esfria, ele é cortado e servido. É muito consumido em festas populares pelo país.

4. Crema catalana

O creme catalão é feito com gema de ovo, leite, essência de baunilha, amido de milho, açúcar e um pedaços de cascas de limão e laranja.

Depois de pronto, ele é coberto com uma camada de canela e servido quente. Perfeito para dias de inverno.

5. Marzipã

Comidas tipicas da Espanha Marzipã
Fonte: Pixabay

O Marzipã tem origem árabe, mas foi incorporado na culinária, além de ser uma comida típica de Toledo, Espanha. O prato é composto por uma pasta de amêndoas, claras de ovos, açúcar, que é servida em formatos de bolinhos, pintadas com anilina e cobertas com chocolate.

Fonte: https://www.segurospromo.com.br/

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: