A história da origem do pão

Foto por Karolina Grabowska em Pexels.com

Hoje, iremos falar um pouco sobre o pão, um alimento muito consumido, sobretudo, nos nossos cafés da manhã, mas em várias outras refeições diárias. Quando e onde esse alimento tão presente no nosso cotidiano surgiu? Vamos descobrir!

Há relatos que o pão surgiu na Mesopotâmia (atual Iraque) há 12 mil anos, em decorrência do cultivo de trigo, o qual as pessoas utilizavam pedras para moer os grãos desse trigo, misturando-o com a água. O resultado disso era uma massa cozida sobre o fogo.

No entanto, foram os egípcios que descobriram e iniciaram o processo de fermentação. A mistura de água com farinha era exposta ao sol até que ocorresse a formação de bolhas e, a partir daí, eram assadas entre pedras aquecidas.

Na Europa, o pão chegou há aproximadamente 250 anos a.C, sendo inicialmente preparado em padarias. Com a queda do Império Romano, essas padarias foram fechadas e o pão começou a ser fabricado nas próprias residências. A partir do século XVII a França se destacou  na produção desse alimento, sendo considerada como o centro mundial de fabricação de pães.

No Brasil, o pão começou a ser conhecido no século XIX e, entre as variedades existentes, o mais consumido é o pão francês (também conhecido como pão de sal), produzido a partir de uma mistura de farinha, água, fermento e sal. A  Pesquisa de Orçamento Familiar (POF – 2008-2009) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), obteve como resultado que, o consumo per capta do pão francês foi de 53 g/dia no território nacional nesse período.

Curiosidades sobre o pão

Arquitetando Estilos
  • De acordo com historiadores, a primeira padaria do mundo foi criada no Egito, na cidade de Gizé há 3000 a.C.
  • No Egito Antigo, um dia de trabalho era pago com três pães.
  • As primeiras padarias no Brasil foram abertas em Minas Gerais, e logo depois em São Paulo e no Rio de Janeiro. No entanto, os primeiros pães eram escuros, mesmo já sendo feitos com fermento.
  • A Rússia é o país que mais consome pão no mundo todo, sendo 120 kg por pessoa ao ano, o equivalente a 5 pães por dia.
  • O segundo país que mais consome pão no mundo é o Chile, consumindo 93 kg por pessoa ao ano.
  • Os pães mais conhecidos atualmente são o Pão Francês, Baguete, Croissant, Pão Sírio, Italiano, de Centeio, Australiano, Bisnaguinha, Ciabatta, Pão Ázimo, de Batata e o Pão Integral.

Por fim, atualmente o pão é um alimento que é consumido no mundo todo, cuja fabricação envolve os mais variados métodos, resultando em inúmeras qualidades de pães. No entanto, vale lembrar que mesmo com todo o desenvolvimento envolvendo a produção desde a origem do pão, boa parte da população mundial ainda não tem acesso a esse alimento tão antigo e necessário para a alimentação cotidiana.

Leia mais: 23 países e seus pães

Fonte: Meta a colher e Segredos do Mundo

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: