ROMERO – "O Peregrino"

"Somos peregrinos neste mundo"

Os seres vivos não vivem sem água. Em razão dessa dependência, o homem sempre esteve próximo a esses recursos, grandes civilizações surgiram às margens dos rios e até hoje eles desempenham um grande papel para a humanidade. A seguir, os doze mais importantes rios do mundo:

Rio Amazonas (Brasil):

JohnnyLye/iStock
É  o segundo rio mais extenso do planeta, apresenta 6,4 mil quilômetros, sendo menor apenas que o rio Nilo (7.400 quilômetros). No entanto, apresenta a maior vazão de água. A nascente do rio Amazonas está localizada no lago Lauri, nos Andes do Peru. O rio Amazonas está presente nos países do Peru, Colômbia e Brasil, em sua bacia hidrográfica estão também os países da Bolívia, Equador, Venezuela e Guiana.

 Rio Nilo (Egito):

Foto Google
Possui 6 627,15 km de extensão, o que lhe dá a condição de segundo maior rio do mundo, porém no continente africano ele é o maior. O Nilo é muito importante para os países que são cortados por ele (Uganda, Tanzânia, Ruanda, Quênia, República Democrática do Congo, Burundi, Sudão, Etiópia e Egito). Foi justamente nas margens do rio que nasceu um das mais importantes civilizações: a Egípcia. Para os egípcios, o Nilo é considerado uma “dádiva” de Deus.

Mississipi (Estados Unidos):

Foto Google
O Mississipi é um rio muito importante para os Estados Unidos, é o segundo rio mais longo do país, superado somente pelo Missouri. O rio Missouri é um dos afluentes do Mississipi, unidos compõem a maior bacia de toda América do Norte. O nome Mississipi advém de ojibwe misi-ziibi, que significa “grande rio”. O rio Mississipi nasce no Lago Itasca, no Parque Estadual Itasca, no estado americano de Minnessota, e percorre atravessando os estados de Minnesota, Wisconsin, Iowa, Illinois, Missouri, Kentucky, Arkansas, Tennessee, Mississipi e Louisiana. O Mississipi possui a terceira maior bacia hidrográfica do mundo, é superado em tamanho pelas bacias do Amazonas e do Congo.

Rio Danúbio (Alemanha):

Foto Google
Segundo maior rio do continente europeu, superado somente pelo Volga. O Danúbio possui uma extensão de cerca de 2 845 km e deságua no Mar Negro. O Danúbio passa por 10 países (Alemanha, Áustria, Eslováquia, Hungria, Croácia, Sérvia, Romênia, Bulgária, Moldávia e Ucrânia) por 2.850 km originando na Alemanha. O rio Danúbio é favorável à navegação em grande parte de seu trajeto. Sua nascente está localizada na Floresta Negra, em território alemão.

Rio Volga (Rússia):

Foto Google
Desempenha um importante papel como via de navegação dentro do continente europeu. O rio possui 3 688 km, o que faz com que ele seja o maior do continente. O Volga desemboca no Mar Cáspio. O rio Volga é uma importante via fluvial de comércio. Atravessa as grandes planícies da Rússia, indo desaguar em forma de um grande delta. Por meio de canais, interliga os mares Branco, Báltico, Cáspio, Azov e Negro, formando uma via fluvial importante para o transporte de bens no interior da Rússia. O Volga possui grandes trechos navegáveis, e também desníveis que permitem o uso da força de suas águas para a geração de energia elétrica.

Rio Ganges (Índia):

Foto Google
Possui uma extensão de aproximadamente 3000 km. Para muitos seguidores da religião hindu, o Ganges é sagrado, muitas pessoas banham com o objetivo de serem purificados, até mesmo os sapos que saem desse rio são idolatrados pelos fiéis. O rio Ganges é um curso d’água localizado na região sul do continente asiático. Sua bacia hidrográfica abrange o Nepal, China, Bangladesh e Índia, embora percorra apenas os dois últimos países. Seu trajeto é de 2.525 km, com nascente situada na cordilheira dos Himalaias e delta no sul de Bangladesh, onde deságua no Oceano Índico.

Rio Huang-Ho ou Amarelo (China):

Foto Google
A  denominação de Amarelo é oriunda da coloração de suas águas. O rio desempenha um grande papel para a sociedade chinesa. Medindo aproximados 5.500 quilômetros, o rio Amarelo é o segundo mais longo da China e o sexto mais extenso do mundo. Sua bacia hidrográfica conta com um total de 72 mil km². Além das terras, tão importantes para a manutenção dos primeiros habitantes da região, o rio Amarelo também deu vida a áreas de pastos e ofereceu importantes jazidas minerais aos desbravadores locais.

Rio Congo (Congo – ex. Zaire):

Foto Google
Percorre aproximadamente 4 700 km, está entre os maiores do mundo, mas quanto ao volume de água, é o segundo em escala mundial. O percurso desse rio se dá no meio da floresta equatorial do continente africano, onde há uma grande incidência de chuvas, fator que resulta na característica de rio caudaloso. O rio Congo ou Zaire banha a África equatorial e desemboca no oceano Atlântico. Com 4.700km de percurso, é o rio mais extenso da África depois do Nilo. Seu caudal médio é de 41.000m3 por segundo. A bacia abrange uma superfície de 3.457.000km2, só superada no mundo pela do Amazonas.

Rio Tigre (Turquia):

Foto Google
Percorre cerca de 1 900 km. A capital do Iraque (Bagdá) está estabelecida às margens do rio. O Tigre é de extrema relevância para todo o Oriente Médio, uma vez que a região convive com o problema da escassez de água. O Rio Tigre é o rio que, junto ao Rio Eufrates, delimita a Mesopotâmia, cortando a Turquia, Síria e o Iraque. o Rio Tigre foi a fonte principal das antigas civilizações mesopotâmicas. Mesopotâmia, que significa “terra entre rios”, faz alusão aos rios Tigre e Eufrates. É uma região conhecida por ser um dos berços da civilização humana.
Fonte:  https://mundoeducacao.uol.com.br
%d blogueiros gostam disto: