Como foi descoberta a primeira vacina no mundo

Foto por Polina Tankilevitch em Pexels.com

A primeira vacina do mundo a ser criada foi para a varíola, uma das doenças que mais matou no mundo. Além disso, ela era extremamente contagiosa.

Era tida como o ‘horror’ da época! Só para fazer uma comparação: o novo coronavírus tem uma taxa de letalidade global de 6,5%, a varíola tinha taxas de 30%” disse a assessora da Organização Mundial da Saúde (OMS) em entrevista.

Naquela época, as pessoas não acreditavam na ciência e muitas vezes, quando alguém ficava doente, culpavam forças malignas ou algum tipo de punição feita por Deus. Mas o médico inglês Edward Jenner era um homem à frente de seu tempo pois foi capaz de descobrir a cura para uma doença e desenvolveu uma vacina para o combate da varíola de uma forma perigosa e criativa.

Como foi descoberta a primeira vacina do mundo

Alguns pesquisadores da época perceberam que as pessoas que ordenhavam vacas tinham uma maior resistência ao vírus, ficando com apenas alguns sintomas leves da doença. Edward seguiu a mesma linha de raciocínio e usou uma dessas pessoas para a sua experiência. Ele achou uma vaca contaminada com a doença e coletou o pus extraído das feridas do animal.

Logo em seguida chamou o filho de seu jardineiro para ser a nova cobaia e inoculou a substância na criança. Esperou algumas semanas para que o vírus bovino fizesse efeito e então aplicou o próprio vírus da varíola no braço do menino. Percebeu então que o garoto não estava doente, já estava imune.

O médico foi muito perspicaz, já que ele conseguiu perceber que se tivesse aplicado as duas substâncias juntas, o organismo do menino não teria tempo para conseguir processar e se proteger da doença.

Jenner foi ridicularizado por muitas pessoas, pois não acreditavam em vacinas, alguns jornais até divulgavam charges falando que pessoas que se imunizassem, poderiam se transformar em uma vaca. Se mostrando imune também aos xingamentos, ele continuou aplicando vacinas em todos que aparecessem em sua casa pedindo ajuda.

Por causa desta vacinação, a doença foi erradicada.

Fonte: https://psantinati.wordpress.com/

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: