6 Curiosidades sobre Campos do Jordão

O Viajar é Vida mostra agora 6 curiosidades sobre Campos do Jordão, município na Serra da Mantiqueira, no estado de São Paulo, que e é muito reconhecido pela arquitetura em estilo suíço, pelo Parque Estadual que abrange cerca de um terço do município e suas florestas de pinheiros e várias montanhas.

A cidade fica a 1.628 metros de altitude em relação ao nível do mar, sendo considerado, portanto, o mais alto município brasileiro. São cerca de 60 mil habitantes, número que se multiplica principalmente na temporada de frio. Campos do Jordão está distante cerca de 180 quilômetros da capital, e agora, no período de inverno, torna-se um destino ainda mais impressionante.

O clima romântico e acolhedor da montanha e a arquitetura inconfundível com os traços europeus são só alguns dos inúmeros chamarizes que este pedaço de paraíso reserva aos seus visitantes. Conheça então as 6 curiosidades sobre Campos do Jordão.

Foto: Visite Campos do Jordão/divulgação

Arquitetura comum da Europa entre as 6 curiosidades sobre Campos do Jordão

Já que mencionamos o estilo arquitetônico da cidade, por que não trazer uma primeira informação curiosa relacionada a isso? Mesmo que a base das construções aqui seja o estilo enxaimel, muito comum na Alemanha e até em trechos da Suíça, em Campos do Jordão ela foi customizada. O modelo europeu usa madeira encaixada formando uma base que depois é revestida. No interior de São Paulo, esse revestimento é de tijolos, blocos de taipa, barro e pedra. O resultado é este que salta os olhos.

Foto: Viviflorencio/Pixabay

Município mais alto do Brasil

Dados do IBGE confirmam que enquanto município-sede, Campos do Jordão é o mais alto do Brasil com altitude máxima de 1628 metros. Dá até para subir o Pico do Itapeva e admirar 15 cidades da região do Vale do Paraíba. No local é possível, ainda, encontrar o laboratório de pesquisa de raios cósmicos montado pela FAB (Força Aérea Brasileira).

Foto: Fabricio Macedo FGMsp/Pixabay

Mais uma das 6 curiosidades sobre Campos do Jordão: número um em música erudita

Anualmente, em julho, moradores e visitantes podem se reunir para ouvir o melhor da música clássica na cidade. É graças ao Festival de Inverno de Campos do Jordão, considerado o maior da América Latina. Nos dias de evento, é possível assistir a concertos gratuitos em lugares como a Praça da Vila Capivari e o Auditório Cláudio Santoro. O festival também é conhecido por seu programa pedagógico, que concede aulas e bolsas de estudos a jovens músicos. Fique ligado à questão da pandemia, porque a programação foi modificada ou extinta em razão disso.

Origem portuguesa é curiosidade certa

Apesar de inúmeros aspectos que nos remetam a países como Suíça ou Alemanha, Campos do Jordão foi fundada por um português, mais especificamente em 1874. Matheus da Costa Pinto, que em 29 de abril de 1874 adquiriu alguns lotes à beira do Rio Imbiri e a data passou a ser considerada a data oficial de fundação do município. Em 1934, Campos do Jordão emancipou-se de São Bento do Sapucaí e a partir da década de 1950, a cidade passou a se consolidar como um dos principais destinos de inverno do Brasil. Campos do Jordão é um dos quinze municípios paulistas considerados estâncias climáticas pelo governo paulista.

Foto: Marcio Medeiros/Pixabay

Tem mais entre as 6 curiosidades sobre Campos do Jordão: hotel mal-assombrado

Já ouviu falar do Hotel Mont Blanc, que fica no Alto do Capivari, bairro mais nobre da cidade? Em decorrência de uma má administração, o empreendimento foi abandonado e o lugar virou alvo da boataria de que seria mal-assombrado. Se está ajudando no marketing turístico da cidade, por que desmentir, não é mesmo?

Foto: Visite Campos do Jordão/divulgação

Programas para todos os gostos e bolsos

Campos do Jordão também chama a atenção por contar com uma diversidade gigantesca de locais para visitar com tranquilidade. Inclusive, em breve a cidade irá abrigar um refúgio para que, em todas as estações do ano, seja possível encontrar descanso e conforto em um só lugar. Trata-se do Gran Paradiso Resort. Um empreendimento multipropriedade, em fase de construção, que promete oferecer experiências inesquecíveis aos seus parceiros.

Seus apartamentos e bangalôs irão abrigar um conceito inédito, inspirado nos alpes italianos – puro charme e conforto para você e para toda a sua família poderem aproveitar esse refúgio quando quiserem. A multipropriedade é um sistema de compra de imóveis onde você é o proprietário de uma parcela do imóvel, e pode ir em datas programadas nas suas férias, tudo isso pagando também apenas uma parcela do valor do imóvel. Quem sabe você também não é um desses felizardos?

Gostou destas 6 curiosidades sobre Campos do Jordão? Você já conhecia alguma delas? E se já esteve por lá, do que mais gostou? Deixe sua mensagem nos comentários do Viajar é Vida.  

Fonte: https://www.viajarevida.com.br

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: