Gastronomia da América do Norte


Gastronomia da América do Norte está muito presente na cultura de diversos países do mundo, e no Brasil não seria diferente. Comidas e bebidas típicas como o guacamole, o brownie, a torta de maçã, a tequila, entre outros, são encontrados com facilidade em nossa cultura.

Sabor à Vida reuniu nesta matéria especial, muitos pratos típicos – inclusive bebidas – que compõem a gastronomia dos países da América do Norte, que é muito influenciada pela culinária europeia, africana e até mesmo asiática. Confira a seguir!Banner Espaçamento

Gastronomia da América do Norte


Canadá

Suas influências culinárias são do tempo em que o país foi colonizado pela Inglaterra e França. Por ter uma grande abertura em relação à imigração, a gastronomia do Canadá é muito diversa e conta com preparos e temperos do mundo inteiro. 

Gastronomia do Canadá

Comidas típicas do Canadá

Poutine

Trata-se do que podemos dizer ser o prato mais tradicional de todo o Canadá. O poutine foi criado na cidade de Quebec, mas agora se tornou comum ser consumido em todo país. Este prato, originalmente é preparado com batata frita e coalhada de queijo cheddar. Por cima ele ainda é coberto com um molho de carne, conhecido como gravy. No país, alguns restaurantes são especializados no prato, de tão comum que ele se tornou em todo Canadá.

BeaverTails

Este prato está longe de ser algo saudável ou “fitness”. Seu nome “rabo de castor” se deve pelo formato que ele leva. O beavertails – que também é o nome da rede canadense especializada no doce -, é feito com uma massa de farinha de trigo integral, e frita em óleo quente, parece muito com uma massa de pastel. Ela pode ser coberta a depender da escolha do cliente. Existem várias opções de cobertura, com Nutella, banana, maçã, chocolate e outros.

Montreal Smoked Meat

A carne defumada é algo muito comum em Montreal, por isso o montreal smoked meat se faz essencial na gastronomia do Canadá. A refeição vem em forma de um sanduíche, que leva carne defumada em um pão caseiro. A carne é temperada com algumas ervas, e ficam marinando nesta mistura antes de seu preparo de fato.


Estados Unidos

gastronomia dos Estados Unidos é o reflexo de toda sua história, reunindo um mix de culturas, como a africana, a asiática e a europeia. A base da culinária atual tem origem nos métodos dos nativos americanos com um toque dos dotes culinários da Europa. 

Gastronomia dos Estados Unidos

Comidas típicas dos Estados Unidos

Brownie

O brownie não poderia ficar de fora dessa lista, afinal, essa sobremesa norte-americana também conquistou o coração dos brasileiros. Atualmente, é possível encontrar tal iguaria nos mercados brasileiros, em docerias ou até mesmo com vendedores ambulantes. Entretanto, o brownie é uma comida tipicamente americana. Até hoje não se sabe a origem do brownie, mas acredita-se que ele tenha surgido a partir de um erro da receita original do bolo de chocolate.

Panqueca Americana

Essa panqueca tradicionalmente estadunidense é conhecida mundialmente devido a sua participação em filmes e séries conhecidas. No geral, ela é servida no café da manhã, em uma torre de panquecas redondas, cobertas com mel e um quadrado de manteiga, além de frutas que enfeitam o prato. Elas são bastante diferentes das panquecas brasileiras, já possuem uma massa doce e que não é recheada.

Apple Pie

Por mais que não tenha sido uma invenção dos americanos, a apple pie – torta de maçã – se tornou um prato tão tradicional que deu origem ao ditado “tão americano quanto uma torta de maçã”. A torta é recheada com fatias finas de maçã e levada ao forno. Normalmente é servida com uma bola de sorvete de creme.

Hambúrguer

Por mais que a gastronomia local não possa ser resumida aos hambúrgueres, eles também fazem parte da culinária. O hambúrguer é a marca registrada do país, não há quem não pense nele quando o assunto é Estados Unidos. Esse lanche recheado com carne moída é bastante personalizável e pode ser feito de acordo com as preferências de cada um.

Costelas de Porco ao Molho Barbecue

O conceito de churrasco é diferente nos Estados Unidos, no entanto, essas costelas de porco – pork ribs – são tradição neste evento. Elas são servidas com muito molho barbecue e uma boa porção de batata frita. O prato foi criado na década de 1860, durante a Guerra Civil Americana, mas segue até hoje como um prato típico.


México

A culinária do México se tornou bastante popular ao longo dos anos e, atualmente, está presente em vários países do mundo. Ao longo do artigo você encontrará uma lista dos principais pratos mexicanos, assim como de algumas bebidas típicas que fazem parte da gastronomia do México

Gastronomia do México

Comidas típicas do México

Tortillas

As tortillas são bastante famosas e não poderiam ficar de fora da lista. Elas consistem em uma massa feita a partir da farinha de milho e são um ingrediente básico para vários outros pratos famosos, sendo bem versáteis. Assim, a massa pode ser usada para fazer nachos, tacos e burritos.

Guacamole

O guacamole é uma iguaria típica da culinária mexicana, servida com uma grande variedade de pratos e no geral vai junto com pico-de-gallo e sour cream. O prato parece um purê de abacate ou avocado bem temperado, que funciona como um complemento da salada, tendo sido exportado para todas as partes do mundo onde existe comida mexicana, mesmo que esta seja alterada de acordo com os gostos locais.

Pozole

O pozole pode ser definido como uma sopa ou ainda como um guisado. Ele é feito a partir do milho e conta com carne de porco ou com galinha. Além disso, são acrescentados uma série de vegetais, responsáveis por intensificar o sabor. Entre eles é possível destacar a pimenta-malagueta e a alface.

Mole Poblano

Esse prato pode deixar algumas pessoas confusas. O mole poblano trata-se de um frango (ou peru) assado e, posteriormente, coberto por molho de chocolate. Além desses ingredientes, o prato ainda leva três tipos diferentes de pimentas típicas, amêndoas, milho, uva-passa, especiarias e chipotle – tipo de pimenta seca.

Chilaquiles

Servidos no café da manhã, os chilaquiles são tortillas cobertas com molho e acompanhadas por ovos, frango ou frutos do mar. Algo bastante comum no México, ainda que seja incomum no Brasil.

Tamales

Os tamales se parecem bastante com a pamonha brasileira. Feitos a partir de uma massa de milho, cozido previamente no vapor, eles são servidos enrolados na palha do próprio milho. Além disso, podem ser recheados com coisas doces ou salgadas.

Chiles en Nogada

Esse prato somente é feito durante o mês de setembro, ocasião em que o México comemora a sua independência. O chiles en nogada é feito com um molho composto por mais de 30 ingredientes e decorado com uma fruta típica chamada granada.

Fonte: https://www.saboravida.com.br

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: