Venha conhecer o Circuito das Águas em Minas Gerais

Circuito das águas em Minas Gerais – Melhores roteiros para fazer!

Pedalinho no circuito das águas

07/06/2021

Localizado no interior do estado de São Paulo, mais precisamente na Serra da Mantiqueira, o circuito das águas é uma das mais famosas rotas turísticas do Brasil. Abrangendo nove municípios paulistas, o circuito é bastante conhecido por conta de suas estâncias termais, locais históricos e ecoturismo. Para chegar até lá, é possível explorar diversas opções de transporte, especialmente de ônibus.

Fazem parte do circuito das águas inclui: Águas de Lindóia, Amparo, Holambra, Jaguariúna,  Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro. Neste artigo, vamos mostrar quais são os melhores roteiros que você pode explorar no circuito das águas. Confira!

Roteiros para fazer no Circuito das Águas

Maria Fumaça

Maria Fumaça - Circuito das águas

Fonte: Promastermaispasseios

Um dos passeios mais tradicionais do circuito das águas é o tradicional passeio de Maria Fumaça. Ao todo, o trajeto que inicia em Jaguariúna possui 24,5 quilômetros com destino final até Campinas. Anualmente, cerca de 30 mil passageiros curtem o passeio na locomotiva paulista.

O percurso leva aproximadamente três horas e meia caso você resolve fazê-lo completo e explora basicamente lindíssimas paisagens rurais e até cenários históricos, que são descritos em detalhes pelos monitores da Maria Fumaça.

Rio do Peixe

Rafting no Rio do Peixe

Fonte: Hospeda Circuito das Águas

Uma das principais atrações do circuito das águas é o Rio do Peixe, principal fonte de abastecimento do circuito. Ao longo do rio, os turistas podem desfrutar de diversos passeios e paisagens de tirar o fôlego. Entre esses atrativos, destacam-se:

  • Rafting Rio do Peixe: ideal para quem gosta de aproveitar um passeio em família, o percurso de aproximadamente uma hora, percorre as águas do trecho que corta a cidade de Socorro.
  • Rafting Aventura: já o rafting de aventura, como o próprio nome sugere, é mais indicado para quem gosta de adrenalina. O percurso passa por 15 corredeiras em uma descida que dura aproximadamente uma hora e meia.

Turismo de aventura

Pessoas descendo o rio com bote - Naga Cable Park - Circuito das águas

Fonte: Hospeda Circuito das Águas

Além do rafting, o circuito das águas oferece outras opções de turismo de aventura, afinal, a região conta com diversas grutas, cachoeiras, matas, picos e rios. Por lá, os turistas encontram também o Naga Cable Park, um parque aquático criado especialmente para quem gosta de aventura, oferecendo a prática de esportes como wakeboard, wakeskate, kneeboard e esqui.

Passeio de balão

Passeio de Balão no Circuito das águas

Fonte: G1

grande passeio que você pode realizar na região é o passeio de balão. Partindo de São Lourenço, os turistas podem apreciar uma vista panorâmica incrível de algumas cidades que integram o circuito das águas.

Os voos duram aproximadamente uma hora, variando conforme as condições climáticas do dia e geralmente encerram em uma com um delicioso café.

Casarões históricos

Casarões históricos - Circuito das águas

Fonte: Viagem e turismo

O circuito das águas é uma região que possui diversos casarões históricos da época do Império. Um dos mais conhecidos é a Fazenda da Barra, aberta à visitação pública e considerada patrimônio histórico do município.

A casa foi construída no século XIX e era considerada uma das grandes produtoras de café e cana açúcar do estado. Atualmente possui um grande acervo de objetos, itens e documentos da época.

Passeio de charretes

Passeio de charretes - Circuito das águas

Fonte: Hotel Real São Lourenço

Uma atração divertida para explorar na região são os passeios de charretes, que levam turistas de um lugar a outro das cidades, relembrando o tempo em que este era um dos principais meios de locomoção das pessoas. Os preços variam conforme a cidade, mas é possível encontrar alguns bem baratos.

Agora que você já conhece algumas das principais atrações do circuito das águas, faça o seu roteiro e aproveite esse lugar maravilhoso!

Fonte: https://www.transportal.com.br

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: