Os quatro maiores poderes do Universo

Texto: Mateus 28:18 Introdução: Hoje vamos falar dos 4 maiores poderes do Universo.

Nenhum deles está na mão do ser humano. Nenhum deles pode ser manipulado pelo homem, portanto, não podem ser corrompidos.


Os 4 maiores poderes do universo são responsáveis pela maior transformação que jamais a raça humana poderá produzir por si mesma. Toda a ciência, toda a tecnologia, toda a cultura, todo o poderio bélico, todo o armamento nuclear, jamais poderá produzir uma nova criatura.


Vou lhes falar a respeito do poder do Deus Altíssimo manifesto de quatro extraordinárias maneiras:

I. O poder da cruz – Nada mais pode me libertar da condenação do pecado.

Romanos 6:6Pois sabemos que a nossa velha natureza pecadora já foi morta com Cristo na cruz a fim de que o nosso eu pecador fosse morto, e assim não sejamos mais escravos do pecado.

Mas o que há de tão poderoso na Cruz de Cristo?

1. Primeiramente, a cruz é um misterioso paradoxo, porque ao mesmo tempo em que se vê nela uma violência, vê-se também uma profunda declaração de amor divino ao ser humano.


Ali, o santo toma o lugar do pecador, o inocente, o lugar do culpado, o justo, o lugar do transgressor. Na cruz de Cristo, a dor de Um se transforma em alivio da angústia de muitos; a ferida de Um, é o remédio para enfermidade de muitos; o castigo de Um, ser torna justiça de muitos. Oh! A maravilha do poder de Cristo.

2. Em segundo lugar, a cruz de Cristo resolve o mais profundo e insolúvel problema de Deus.


Ele ama o ser humano, mas o amor de Deus é santo. Ele nunca pode amar alguém abrindo mão da sua santidade. Ele somente pode relacionar-se com pessoas santas. Daí o problema – como conviver com pecadores sem comprometer sua santidade? Como julgar e condenar pecadores por meio de sua justiça sem frustrar o seu amor pela raça humana?


A Bíblia nos fala de um fato universal: todos pecaram.

Romanos 5:12 Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.


Quando um pecado é cometido, a lei de Deus, a sua vontade, a sua moral, enfim, Ele é pessoalmente ofendido. Ora, o que é pecar? É quando alguém se rebelou contra o seu governo, sua autoridade, e agora Ele requer com justiça uma compensação pela rebeldia.


Ora, a única compensação justa para o pecado do homem, é a morte do transgressor. Se todos pecaram, todos terão que morrer. Mas se o homem paga pelos seus pecados, com sua morte, Deus fica satisfeito em sua perfeição, mas o homem se perde.


Mas é na cruz que o maior de todos os milagres acontecem. Deus precisa achar um lugar onde a ira e a misericórdia se abracem. Deus precisa de um lugar onde a lei e a graça deem as mãos, um lugar onde a justiça e a paz se beijem. Deus precisa de um lugar para realizar o milagre da SUBSTITUIÇÃO. Esse lugar é a cruz de Cristo. É na cruz que Jesus é castigado por Deus, na cruz Jesus é traspassado, na cruz é ferido, na cruz moído pelas nossas transgressões.


Cruz é o lugar certo para derramar o sangue do Cordeiro de Deus. Cruz é o lugar certo para Cristo derramar sua alma na morte. Tire a cruz de Cristo da Historia e o Evangelho torna-se apenas um educado estilo de vida, mas sem poder algum para nos livrar da condenação do pecado.


Qual é o poder da Cruz? Paulo responde.


Colossenses 2:14 e anulou a conta da nossa dívida, com os seus regulamentos que nós éramos obrigados a obedecer. Ele acabou com essa conta, pregando-a na cruz.


Qual o resultado disso? Quando a dívida é paga, quando o nosso pecado é perdoado, Deus nos reconcilia com Ele, o relacionamento é restabelecido, há paz entre nós e Deus. Assim, o Apóstolo Paulo afirma:

Romanos 8:1 Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.
Isso é poder! Sabe o que Deus faz com isso? Ele transforma vidas.

II. O poder da ressurreição – Nada mais pode me dar esperança da vida eterna.

1ª Pedro 1:3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,

O segundo maior poder do universo, é a autoridade de anular o poder da morte.

Se a cruz aniquila o poder do pecado, a ressurreição de Cristo anula a destruição da morte. Graças a Deus, esse poder também não pode ser manipulado pelo homem. O que o homem faria com o poder de anular a morte? Só Deus sabe que terríveis coisas o ser humano faria com esse poder. O homem gosta de brincar de Deus. Gosta de se sentir senhor da vida e da morte.

E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados. E ainda mais: os que dormiram em Cristo pereceram. Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens. Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem.


Suponha que não houvesse a vida eterna…


1 – Qual a recompensa de deixar o mundo e a sua glória?


2 – Qual a recompensa de ter vivido uma vida digna quando muita gente prospera fraudulentamente?


3 – Qual a recompensa de ter sido fiel no casamento quando a maioria das pessoas acredita que o importante é viver novas emoções?

4 – Qual a recompensa de ter lutado contra o pecado, contra as paixões da natureza humana?


Sem a esperança de vida eterna nenhum desses sacrifícios teria qualquer recompensa. Graças a Deus, o Apóstolo Paulo fala de um VIVA ESPERANÇA.

Não é auto-ajuda, não é auto-hipnose, é fato – de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos. Para que o evangelho chegasse até nós, centenas, milhares de mártires deram suas vidas por essa causa.


Pois o poder da esperança na vida eterna está acima de qualquer benefício desse mundo. Para nós o viver é Cristo, e o morrer é lucro.

III. O poder do evangelho – Nada mais me assegura que eu persevere até o fim

Romanos 1:16 Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego;


Gosto de como o Apóstolo Paulo coloca isso – poder para salvação. Se a cruz me liberta do poder do pecado, a ressurreição me livra do poder da morte, as promessas do evangelho me asseguram que estarei seguro nas mãos de Deus até o fim.


Deus tem o poder de manter a promessa que Ele fez no Evangelho. E sabe como ele usa esse poder? Para manter-me fiel a Ele.


Certa vez um homem visitou uma velha senhora que estava quase para morrer. Tentando experimentar a sua fé para partir desse mundo perguntou:“- Suponha que na ultima hora, Deus decidisse não mais salvar a sua vida…


Ela respondeu: “- Por mim, tudo bem, Deus perderia muito mais do que eu. Eu perderia apenas minha alma. Mas Ele perderia a honra do Evangelho que me garante: Aquele que crê em mim tem a vida eterna”

IV. O poder da fé – Nada mais pode vencer o mundo.

1 João 5:4-5 porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê ser Jesus o Filho de Deus?


Quero terminar essa mensagem falando de um 4º poder – o poder da fé. Como os outros, esse poder também não pode ser manipulado pelo homem. O poder da fé não pode ser comprado, negociado, vendido, emprestado. A fé é um dom de Deus. Não vem da força humana. A fé que move montanhas é o dom gratuito de Deus.


Se o poder da cruz anula a condenação, o poder da ressurreição vence a morte, o poder do evangelho garante a minha salvação, o poder da fé me ajuda a vencer o mundo. Para chegar às portas do céu é preciso vencer o mundo antes.

João diz: E esta é a vitória que vence o mundo – a nossa fé.

Você reparou bem nessa frase? Por que não disse – está é a fé que vence o mundo, mas a vitória que vence o mundo? Simplesmente porque a nossa fé é uma resposta à vitória de Cristo.


Por que precisamos da fé para vencer o mundo? Porque o mundo é hostil à nossa fé, é inimigo do crente tanto quanto a carne e o diabo. O mundo jaz na maligno, portanto vai sempre guerrear contra a fé cristã.Como age o poder da fé no crente? A melhor resposta a isso está na carta aos HEBREUS 11: 33-40


…os quais, por meio da fé, subjugaram reinos, praticaram a justiça, obtiveram promessas, fecharam a boca de leões, extinguiram a violência do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram força, fizeram-se poderosos em guerra, puseram em fuga exércitos de estrangeiros.

Conclusão: Quero terminar essa mensagem com um desafio a você. O Poder da Cruz de Cristo, da Ressurreição de Cristo, do Evangelho de Cristo e da fé em Cristo, não são usados por Deus por imposição. Deus não violenta o coração dos homens. Pelo contrário, Deus nos convida a nos submetermos a esses poderes.

Você já foi à cruz? Já deixou ali os seus pecados?

Já pode dizer que nenhuma condenação está sobre sua vida? Você já tem em seu coração a esperança da vida eterna? Você tem andado nas promessas do Evangelho? Tem lutado e vencido o mundo pela fé?

Quero convidar a você para submeter-se à Cruz de Cristo, ao poder da Ressurreição, convido você a entregar-se ao poder transformador do Evangelho e viver pela fé.

Você fará isso hoje?

Fonte: https://www.opregadorfiel.com.br

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: