Mesopotâmia: história, povos, arquitetura e religião

Mesopotâmia é uma palavra que vem do grego e quer dizer “terra entre rios”. Ela está situada em uma área desértica entre os Rios Tigre e Eufrates. Tornando-se o berço da cultura ocidental. Portanto, hoje em dia está localizada no Oriente Médio, no Iraque.

A Mesopotâmia era uma região onde vários viajantes passavam. Sendo assim, era cheia de povos de diferentes locais. Como, por exemplo, os sumérios, acádios e babilônios.

Essas eram sociedades que ocupavam regiões com a ajuda de guerreiros. E cada um desses povos ampliaram cada vez mais o território. Os persas, por exemplo, venceram as últimas populações que estavam na Mesopotâmia em 539 a.C.

História da Mesopotâmia

Stankevichyus

A Mesopotâmia foi formada próximo ao Egito,  que fica às margens do Rio Nilo. As terras eram quentes e secas. Contudo, os rios eram volumosos. E foi ali nas proximidades que os primeiros povos do Oriente vieram.

Sendo assim, os egípcios surgiram próximo ao Rio Nilo. No entanto, os povos da Mesopotâmia foram às margens do Rio Tigre e Eufrates. Por isso, foram considerados como sociedade hidráulica.

Além de acabar com a sede, os Rios também eram utilizados para meios de transporte. Ademais, essa sociedade hidráulica usava a água para regar plantações.

Assim, o solo ficava fértil com maior facilidade. Quando o nível da água subia eram construídos diques para evitar a falta de água em secas.

Povos da Mesopotâmia

Sumérios

FBI Controle CIA

Os sumérios ocuparam a região entre 3200 a.C e 2800 a.C. Por isso, foram os primeiros tipos de povos a ocupar Mesopotâmia. Além disso, sempre tentavam aprimorar os métodos de irrigar plantações.

Eles desenvolveram um modelo de canalização dos rios. Por isso, conseguiam guardar uma grande quantidade de água para seu povo.

Os templos religiosos também foram desenvolvidos pelos sumérios. Algumas pirâmides também foram construídas por eles. No entanto, eram usadas para armazenar produtos agrícolas.

Ademais, isso gerou economia para eles já que revendiam para outros povos. Como, por exemplo, egípcios e indianos. Quish foi a primeira cidade registrada. Em seguida, surgiram Lagash, Nipur, Ur, Eridu e Uruk.

Acadianos na Mesopotâmia

Ecuador Documents

A chegada e tomada da Mesopotâmia pelos acadianos aconteceu após os sumérios serem derrotados por eles. Em seguida, em 2330 a.C. o rei Sargão I unificou os dois povos. Sendo assim, deu-se início ao Império Acádio.

No entanto, a cultura dos sumérios se manteve. A principal cidade era Acad. Mesmo com um exército ágil a derrota dos Acadianos aconteceu em 2100 a.C. devido às constantes invasões de estrangeiros.

Império Babilônico

Mesopotâmia
igermozsa

A derrota dos Acadianos foi certa após a chegada dos semitas. Também conhecidos como o Império Babilônico. Sendo assim, o começo do controle da terra foi em torno de 2000 a.C. Babilônia foi um dos maiores centros urbanos daquela época. Surge também um dos reis mais importantes da Mesopotâmia.

O Imperador Hamurabi criou os primeiros códigos de leis da história, que se baseavam na Lei de Talião. O famoso “olho por olho, dente por dente”. Ou seja, se eram cometidas algumas penalidades a vítima teria que ser ressarcida com a mesma “moeda”. Sendo assim, esse império durou até 1513 a.C.

Assírios

Aventuras na História

O Império Babilônico ficou fraco após a morte do Rei Hamurábi. Portanto, com guerreiros brutais e por meio de ações cruéis a Mesopotâmia foi tomada pelos Assírios.

Além disso, conseguiram conquistar a Palestina, o Egito e parte da Pérsia. O Rei mais importante deles foi Assurbanipal. A brutalidade dos Assírios para com o povo gerou diversas revoltas. Por isso, seu reinado foi enfraquecendo.

Caldeus na Mesopotâmia

Aventuras na História

Com a monarquia dos Assírios enfraquecidos, os Caldeus conseguiram derrotá-los. Portanto, em 612 a.C. é realizado o segundo império Babilônico.

O Rei dos Caldeus, Nabucodonosor, ajudou a retomar a Palestina e a Mesopotâmia. Foi um curto império. Ademais, os caldeus foram os últimos povos mesopotâmicos.

Depois da morte de Nabucodonosor os persas tomaram as terras. Esse povo foi liderado por Ciro II, em 539 a.C. Atualmente, a Pérsia é uma região do Irã.

Arquitetura da Mesopotâmia

Mesopotâmia
Photons House

Os mesopotâmicos se distinguiram pelas suas habilidades arquitetônicas. Seus trabalhos se destacaram por serem belos e resistentes. Além disso, algumas das construções chegaram a durar mais de três milênios. Por isso, suportaram até os dias atuais.

Alguns dos trabalhos mais famosos foram a torre de Babel. Ela foi construída durante o Império Babilônico. Portanto, tinha o intuito de chegar ao céu. A torre chegou a mais de 90 metros de altura. Também houve a construção da Biblioteca de Nínive durante a tomada dos Assírios.

A decisão foi tomada pelo Rei Assurbanipal. Ele apreciava o dom do conhecimento. Por isso, a biblioteca reunia milhares de textos sobre os mais variados assuntos. Todavia, é por causa dela que temos informações sobre a Mesopotâmia.

Durante o governo dos Caldeus também houve uma das construções mais importantes do mundo. Os jardins suspensos foram construídos durante o império de Nabucodonosor. Ela foi considerada uma das sete maravilhas do mundo antigo. Ademais, Nabucodonosor também mandou construir muralhas. O objetivo era proteger de ataques.

Hierarquia

Geo Cities

O povo na Mesopotâmia era dividido por hierarquias. Portanto, havia o Rei. Ele estava no topo da cadeia hierárquica. Geralmente o Rei era um chefe político, um guerreiro ou um religioso.

Em seguida, vinham os sacerdotes, aristocratas e militares. Logo abaixo estavam os camponeses. O trabalho agrícola deles ajudava na economia. E por último, os escravos. Eles ajudavam na construção de templos.

Escrita

Aninfo Page

Na Mesopotâmia a escrita utilizada pelos povos era a cuneiforme. O código de Hamurábi foi, inclusive, postado em uma pedra. Uma estrela de diorito negro com cerca de 2 metros de altura.

Todavia, descobriram que na estrutura há 281 leis. A escrita cuneiforme também foi utilizada na Biblioteca de Nínive. Os milhares de textos sobre os mais variados assuntos foram escritos com ela.

Além disso, a escrita também era usada para outras finalidades. Como, por exemplo, o registro de cobranças de impostos. Ademais, controle de estoques de alimentos. E também registros de guerras e batalhas.

Religião

Mesopotâmia
Artmajeur

A religião era muito importante na Mesopotâmia. A escrita cuneiforme também usa-se nos ritos religiosos. Além disso, os mesopotâmicos eram politeístas.

Ou seja, acreditavam em vários deuses. Os babilônios, por exemplo, acreditam no Marduk. Já os assírios adoravam Assur. Uma das deusas mais importantes na Mesopotâmia era Ishtar. Considerada protetora da vida, da fertilidade, beleza e do amor. Ademais, faziam várias cerimônias religiosas.

Fonte: https://conhecimentocientifico.r7.com

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: