Conheça os países mais pacíficos do mundo

Em sua 15ª edição, o Global Peace Index (GPI) divulgou qual é o país mais pacífico do mundo em 2021. O índice mede a paz dos países, a partir de 23 indicadores, quantitativos e qualitativos, cada um ponderado em uma escala de 1 a 5.

Em 2021, 163 países foram avaliados de acordo com seu nível de tranquilidade. O relatório deste ano elegeu oito países da Europa entre os 10 mais pacíficos do mundo, o que torna o continente a região mais pacífica do planeta. Este é o maior número de países europeus no top 10 desde o início do Índice de Paz Global.

Neste artigo, vamos falar sobre o país mais pacífico do mundo, os dez países europeus mais pacíficos e os fatores que os elegeram.

Seguro de Viagem na Europa é obrigatórioSeja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo, garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

1 – Qual o país mais pacífico do mundo?

Segundo o relatório produzido pelo Instituto para Economia e Paz (IEP), o país mais pacífico do mundo, que ocupa a primeira posição no ranking  desde 2008, é a Islândia, seguida pela Nova Zelândia, Dinamarca e Portugal. O Afeganistão também segue sendo o país menos pacífico do mundo.

2 – 10 países europeus melhor posicionados no ranking

Oito dos dez países que lideram o ranking dos mais pacíficos do mundo estão na Europa. Mas, por que eles ocupam essas posições? Confira a seguir, a pontuação de cada um dos top 10 da Europa no ranking e os fatores que os elegeram.

1º Islândia: GPI de 1.1

A Islândia é o país mais pacífico do mundo desde 2008 e a sua pontuação no índice mostra que ela é muito mais pacífica do que a média global.

É comum ver na Islândia crianças andando sozinhas nas ruas, pessoas dando e aceitando caronas de estranhos, entre outras coisas impensáveis para nós brasileiros.

Precisa enviar dinheiro para outro país?Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a Wise. É seguro, rápido e fácil de utilizar.

Segundo o site Numbeo, a segurança para andar nas ruas da Islândia é muito elevada e o nível de criminalidade é muito baixo. O país tem pouca desigualdade social, o que influencia bastante na baixíssima taxa de criminalidade.

Com uma população de aproximadamente 350 mil pessoas (estimativa 2021), a Islândia possui um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) muito alto (0,949 – Dado CNN ). O PIB islandês per capita é de 66 dólares, um dos maiores do mundo. Estes dados são consequência de um ótimo sistema de saúde, previdência privada, moradia, educação, etc.

Você não deve ter se surpreendido com a colocação da Islândia como país mais pacífico do mundo. Afinal, ela ocupa essa posição desde o início do índice.

2º Dinamarca: GPI de 1,256

Conhecida mundialmente como país de primeiro mundo, a Dinamarca tem baixa desigualdade social e ocupa a terceira posição no ranking de país mais pacífico do mundo e segunda colocação da Europa. O país faz parte do trio mais próspero da Escandinávia, junto com a Suécia e a Noruega.

Com uma população de 5,8 milhões de habitantes (estimativa 2021) e IDH muito alto ( 0,940– dado CNN), a Dinamarca ainda se destaca pela estabilidade econômica, alto poder de aquisição dos moradores e pelo baixo índice de corrupção.

De acordo com o Numbeo, o nível de criminalidade do país é baixo e a segurança para andar na rua sozinho é muito elevada.

3º Portugal: GPI de 1.267

Portugal manteve a mesma posição de 2020, ocupando a quarta colocação do ranking de país mais pacífico do mundo e terceira colocação da Europa. Desde que o Global Peace Index foi criado, o país subiu 11 posições e sua melhora é uma consequência da recuperação da crise financeira, apresentando maior estabilidade atualmente.

O país lusitano possui uma população de 11,21 milhões de habitantes (estimativa 2021) e IDH muito alto (0,864 – dado CNN). De acordo com o site Numbeo, Portugal tem o índice de criminalidade baixo e segurança para andar sozinho na rua muito elevada.

Países mais pacíficos na Europa

Além de ter baixo índice de criminalidade, o país não sofre ameaças de terrorismo, o que tem bastante peso no ranking. Os crimes mais recorrentes em Portugal são furtos de oportunidade e violência doméstica. A polícia portuguesa funciona bem e faz com que as pessoas se sintam mais seguras nas ruas.

4º Eslovênia: GPI de 1,315

A Eslovênia ocupa a quinta posição de país mais pacífico do mundo e quarta colocação da Europa. Com aproximadamente dois milhões de habitantes (estimativa 2021) e IDH muito alto (0,917 – dado Country Economy), o país é um dos lugares mais seguros e não violentos do planeta.

A Eslovênia é um país economicamente forte, com altos índices sociais. O país adotou uma política inteligente de combate ao crime, com poucas sentenças máximas de prisão. Portanto, as pessoas não obedecem por medo de punição, mas pelo projeto coletivo de sociedade em benefício da população.

Segundo reportagem publicada na BBC, as taxas de encarceramento na Eslovênia são comparadas com países nórdicos, com 50 encarcerados a cada 100 mil habitantes. Sua educação é gratuita e de qualidade, o que é apontado como um fator do desenvolvimento do país.

Entre as regiões da antiga Iugoslávia, o país é conhecido como o primo desenvolvido e rico. A maioria das indústrias se concentram nele e os níveis de sucesso econômico são superiores aos de outros países, como Bósnia e Sérvia.

Segundo o Numbeo, o nível de criminalidade da Eslovênia é muito baixo e a segurança para andar sozinho na rua é muito elevada.

5º Áustria: GPI de 1,317

A Áustria ocupa o sexto lugar no ranking de país mais pacífico do mundo e quinto da Europa em 2021. O país que possui 9,1 milhões de habitantes (estimativa 2021) e IDH muito elevado ( 0,922– dado CNN) também tem índice de criminalidade considerado baixo.

Sua renda per capta e distribuição dentro da população local são alguns dos fatores que garantem a segurança no país. A Áustria é considerada um dos países mais seguros do mundo e suas taxas de assaltos, roubos e furtos estão entre as mais baixas dentre os países desenvolvidos.

Os crimes violentos são raros e mesmo nas pequenas cidades e áreas sem habitantes, como florestas, é muito seguro andar em qualquer hora do dia. Conforme o Numbeo, o nível de criminalidade da Áustria é baixo e a segurança para andar sozinho na rua muito elevada.

6º Suíça: GPI de 1.323

A Suíça ficou com o 7º lugar no ranking de país mais pacífico do mundo e 6º lugar da Europa, subindo 4 posições em relação à 2020. O país possui uma das menores taxas de criminalidade dos países industrializados e um fato interessante é que a cidade de Zurique, que é bastante turística e grande para os padrões do país, tem a taxa de criminalidade ainda menor que a média nacional.

Com população de 8,7 milhões de habitantes (estimativa 2021) e IDH muito alto (0,955 – CNN), a base econômica da Suíça é o trabalho altamente qualificado e mão de obra com boa formação. Com certeza o nível educacional da população e baixo índice de desemprego, contribuem para a segurança do país.

Segundo o Numbeo, o nível de criminalidade na Suíça é considerado muito baixo e a segurança para andar sozinho na rua muito elevada. Os crimes mais comuns no país são os de roubos de casas.

7º Irlanda: GPI de 1.326

Considerada um país moderno e com sólida economia, a Irlanda ficou com o 8º lugar do ranking de país mais pacífico do mundo e 7º lugar da Europa. O país está entre os que mais crescem atualmente na Europa e também é considerado um dos mais seguros para se viver.

Ranking de país mais pacífico do mundo

Com população de 4,9 milhões de pessoas (estimativa 2021) e um IDH muito alto (0,955 – dado CNN), a Irlanda é um dos destinos mais escolhidos por brasileiros que sonham em morar em outro país.

De acordo com o Numbeo, a Irlanda possui um nível de criminalidade moderado e a segurança para andar sozinho na rua é elevada.

Apesar de rigorosa, a polícia irlandesa é pacífica e não usa armas. Após grandes eventos de rua em Dublin, os servidores pedem pacientemente que os cidadãos voltem para as suas casas e liberem as vias, sem usar bombas de gás ou balas de borracha.

Para quem gosta de andar sozinho de madrugada, a Irlanda ainda é considerada segura. Existem poucos registros de algum tipo de violência e é difícil encontrar notícias de crimes, mesmo nos jornais mais sensacionalistas.

8º República Tcheca: GPI de 1.329

A República Tcheca ficou com o 9º lugar do ranking de país mais pacífico do mundo e 8º lugar da Europa. Com uma população de 11,02 milhões de habitantes (estimativa 2021) e IDH muito alto (0,900 – CNN), o país é destaque pela sua igualdade social e por reduzir a cada ano suas taxas de criminalidade.

Segundo o Numbeo, o nível de criminalidade na República Tcheca é muito baixo e a segurança para andar na rua sozinho é muito elevada. Para se ter uma ideia dos números de criminalidade, ocorrem aproximadamente quatro roubos a cada 10 mil habitantes.

9º Finlândia: GPI de 1.402

Com uma população de 5,6 milhões de pessoas (estimativa 2021) e IDH muito alto ( 0,938 – dado CNN) a Finlândia ocupa o 13º lugar do ranking de país mais pacífico do mundo e 9º lugar da Europa.

A Finlândia é o país que apresenta os melhores índices de segurança e serviços na saúde. Muitos finlandeses relatam que se sentem seguros andando com as suas carteiras no bolso ou carregando as suas bolsas na rua.

Também é comum que os pais deixem os bebês dormindo nos seus carrinhos na rua, enquanto entram em uma loja e na área rural, as pessoas costumam deixar as portas dos carros e casas destrancadas.

Segundo o Numbeo, o nível de criminalidade da Finlândia é considerado baixo e a segurança de andar na rua sozinho muito elevada.

10º Noruega: GPI de 1.438

A Noruega ocupa o 14º lugar no ranking de país mais pacífico do mundo e o 10º lugar na Europa. A população atual do país é de aproximadamente 5,4 milhões de pessoas (estimativa 2021) e seu IDH é o melhor do mundo (0,957- dado CNN).

Viver na Noruega quer dizer morar em um dos países mais desenvolvidos do planeta, conhecido como um excelente lugar para se viver e com ótima qualidade de vida.

Conforme o Numbeo, a criminalidade na Noruega é considerada baixa e a segurança para andar na rua sozinho elevada. A maior parte dos crimes do país são limitados a roubo e vandalismo.

A Noruega tem uma baixa taxa de criminalidade com a maioria dos crimes limitados a roubo e vandalismo. Existem raros casos de homicídios ou crimes hediondos no país.

A capital Oslo tem a maior taxa de criminalidade do país e algumas áreas da cidade devem ser evitadas ao escurecer.

3 – Índice geral dos países mais pacíficos

Você deve ter notado no nosso ranking que, dos 10 países mais pacíficos, 8 estão na Europa. E quais não estão?

O segundo lugar é da Nova Zelândia, que subiu uma posição em relação ao ranking do ano anterior. O país da Oceania ficou muito próximo do terceiro lugar, a Dinamarca.

O décimo lugar é do Canadá, o país norte-americano perdeu 3 posições em relação ao ano passado. Sendo assim a lista dos países mais pacíficos do mundo em 2021 é:

1- Islândia;

2- Nova Zelândia;

3- Dinamarca;

4- Portugal;

5- Eslovênia;

6- Áustria;

7- Suíça;

8- Irlanda;

9- República Tcheca;

10- Canadá.

4 – O que significa ser um país pacífico?

O Índice Global da Paz tem cobertura de 99,7% da população mundial, utilizando 23 indicadores quantitativos e qualitativos de fontes respeitadas. Entre os 23 indicadores estão:

  • Impacto do terrorismo;
  • Número de mortes violentas a cada 100 mil pessoas;
  • Capacidade nuclear;
  • Condição de paz;
  • Segurança social;
  • Conflitos internos;
  • Relações internacionais.

Os indicadores com maior peso são os que medem as mortes por conflitos externos e internos, intensidade de confrontos internos e tipo de relação com os países vizinhos.

Países mais seguros da Europa

O Índice Global da Paz avalia os países especialmente em três aspectos: segurança e proteção da sociedade, conflito doméstico e internacional em andamento e nível de militarização.

Os resultados de 2021 mostram que o nível médio de tranquilidade caiu 0,07%. Esta é a nona deterioração da paz nos últimos 13 anos, sendo que 87 países melhoraram e 73 pioraram.

Porém, essa é a segunda menor mudança na pontuação na história do índice. Em 2021, os conflitos que surgiram na última década começaram a diminuir e houve uma nova tensão relacionada à incerteza do resultado da pandemia da Covid-19 e crescentes tensões entre as principais potências.

De acordo com o índice, o impacto total da pandemia em relação à paz ainda será revelado.

5 – Você quer morar em um dos países mais pacíficos do mundo?

Portugal se mantém no quarto lugar do índice em 2021 e é considerado um dos melhores países da atualidade para se viver. Se você tem interesse em viver na terrinha, indicamos que faça o “Programa Morar em Portugal”.

Nele esclarecemos muitas questões como tipos de visto e aquele se aplica melhor a você, melhores cidades para morar, custo de vida, como arrumar um emprego, como se planejar financeiramente, entre várias outras coisas.

Você terá acesso a aulas em vídeo, testes, livro digital, lives mensais e muito mais. Temos feedbacks muito positivos de pessoas que fizeram nosso programa e hoje vivem bem em Portugal.

Fonte: https://www.eurodicas.com.br

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: