O significado dos nomes dos 12 Apóstolos de Cristo

Então, venha conferir os nomes dos 12 apóstolos e os seus respectivos significados.

A palavra apóstolo significa “enviado”. Eles tinham como missão acompanhar Jesus Cristo, além de anunciar o Evangelho por onde passavam.

Além de servir de inspiração para você que ainda está indeciso (a) na escolha do nome do seu filho, a lista também auxiliará quem deseja conhecer a origem e definição do nome de batismo.

Simão

Existiram dois apóstolos com o nome Simão, sendo que um era chamado de Pedro e o outro era o zelote.

O apóstolo Pedro nasceu em Betsaida, aldeia de pescadores, localidade da região costeira do mar da Galileia. Filho de Jonas, ele era casado e a sua sogra foi curada por Jesus. Sua educação era restrita e ele falava o idioma aramaico com o sotaque da Galileia.

Porém, ele ainda dialogava um pouco de grego – por conta da sua profissão de pescador, já ele tinha bastante contato com os povos gentios e a língua era muito utilizada na época. Jesus chamava Pedro de Cefas, derivação do aramaico Kefa, que quer dizer “pedra”.

A Bíblia não explica porque o outro discípulo Simão era chamado de zelote. Alguns estudiosos dizem que ele pode ter sido membro dos Zelotes (grupo de revolucionários que motivaram diversas rebeliões contra o Império Romano) antes de ser discípulo de Jesus. Outra especulação é que ele pode ter recebido esse apelido pois era muito fervoroso ao compartilhar a mensagem de Cristo.

“Simão, o zelote está entre os apóstolos pouco conhecidos de Jesus. Seu lar era na Galileia e a tradição diz que foi crucificado. (Mateus 10:4; Marcos 3:18; Lucas 6:15; Atos 1:13.)”

O nome Simão tem origem hebraica, derivação das expressões Shamá ou Shim’on, que significa “ouvinte”. Começou a ser utilizado em Portugal no século XIII e na Inglaterra era muito popular, porém após a Reforma Protestante deixou de ser utilizado.

Um homem com esse nome carrega em sua personalidade a humildade, liderança, simpatia e originalidade. Simão tem um bom relacionamento com as pessoas que estão à sua volta, além de ser bastante observador.

Então, que tal nomear seu filho com um dos nomes dos 12 apóstolos e que ainda por cima possui um lindo significado?

André

O segundo da lista dos nomes dos 12 apóstolos é André. Ele também nasceu na Betsaida (Galileia) e logo após mudou-se para a cidade de Cafarnaum. Ele era irmão de Simão (Pedro) e trabalhavam juntos como pescadores.

André, antes de ser discípulo de Jesus, serviu a João Batista. João apresentou Jesus como o Cordeiro de Deus e, desta forma, André apresentou o seu irmão a Jesus Cristo também.

O nome André é originário do grego, a partir da derivação Andreas, com o variante Andrós, que quer dizer “másculo ou “homem”. Esse nome foi bastante utilizado durante a Idade Média, com a variação gráfica Andreu.

De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem mais de 583 mil pessoas registradas com esse nome no Brasil, sendo um dos mais populares do país.

Tiago

Ele foi um dos apóstolos mais próximos de Jesus. Filho de Zebedeu e irmão de João, Tiago esteve presente em diversos acontecimentos da vida de Cristo. Alguns deles foram: a ressurreição da filha de Jairo; a cura da sogra de Pedro; a agonia no horto das Oliveiras e também presenciou a transfiguração do Senhor.

Tiago ocupou um lugar de liderança entre os 12 apóstolos, porém  pouco se sabe sobre a sua vida. Sabe-se que ele era pescador assim como Pedro e André, mas logo depois Cristo o chamou para ser pescador de homens.

Já o Tiago, filho de Alfeu, é também identificado como Santiago Menor. Ele não é muito citado no Novo Testamento, já que só aparece três vezes na Bíblia, sempre relacionado à mãe.

Em Marcos 15:40 se faz referência à “Maria, mãe de Tiago, o menor, e de José“, e em Marcos 16:1 e Mateus 27:56 referem-se à “Maria, a mãe de Tiago”.

O nome Tiago é um dos nomes do latim. Derivado de lacobus, a expressão vem do hebreu Ya’akov (יעקב) ou Jacó. Enquanto isso, o nome Jacó é de origem hebraica, derivado Yaaqobh, que significa “o último gêmeo a nascer”.

Um homem com esse nome costuma a ser cauteloso, repleto de virtudes e persistente. Além de ser otimista, confiável e sábio.

Ainda não se agradou com um dos nomes? Calma que a a nossa lista de nomes dos 12 apóstolos está apenas começando!

João

O que acha de nomear seu filho com um dos nomes mais populares e que também é um dos nomes dos 12 apóstolos?

João foi um dos mais próximos de Jesus, além de ser escritor de alguns livros do Novo Testamento da Bíblia. Ele era filho de Zebedeu e Salomé e irmão de Tiago.

João também era pescador, e, antes de ser um apóstolo de Cristo, ele era seguidor de João Batista. Em certa ocasião, quando eles perceberam que a população de uma vila samaritana repudiou o alojamento de Jesus, os irmãos perguntaram ao Senhor:

“Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para os consumir?” (Lucas 9:54).

Jesus então chamava os irmãos de “filhos do trovão”, por conta do temperamento explosivo dos dois.

João conhecia Jesus perfeitamente, pois passou diversos acontecimentos ao seu lado, estando presente nas seguintes ocasiões: celebração da última Páscoa; instituição da Ceia do Senhor; transfiguração do Senhor; e também quando Jesus ressuscitou a filha de Jairo.

O nome João tem origem do latim loannes, derivado do grego loánnis. Contudo, a etimologia é de origem hebraica Yôḥānān, que quer dizer “Deus misericordioso”.

Considerado um dos nomes comuns no Brasil, João tende a ser um homem esforçado e tem capacidade para liderar. Além disso, ele é bondoso, prestativo, sábio e flexível.

Filipe

O apóstolo Filipe era da Galileia (Betsaida). De acordo com alguns estudiosos, ele foi o primeiro discípulo de João Batista, pois morava na mesma localidade.

O apóstolo Filipe foi um dos primeiros seguidores de Cristo.

Jesus fez um apelo pessoal a Filipe: – “Siga-me”. (João 1:43)

Tornando-se apóstolo, ele pode ter presenciado o milagre de Jesus Cristo, transformando água em vinho, durante a festa de casamento de Caná. Filipe também presenciou a multiplicação de cinco pães e dois peixes, juntamente com Simão. Além disso, ele aparece ao lado de André na última Páscoa, em Jerusalém, quando alguns gregos queriam encontrar com Jesus.

Filipe é um dos nomes gregos, derivado de Phílippos, e significa “amigo dos cavalos”. Esse é um dos nomes dos 12 apóstolos que é bastante frequente desde a Antiguidade, sendo que a versão Felipe é mais comum no Brasil.

Um homem com esse nome valoriza a natureza e os amigos, além de gostar muito de mudanças e aventuras.

Bartolomeu

Bartolomeu é um dos nomes dos 12 apóstolos de Jesus Cristo que também é conhecido como Natanael. As narrações bíblicas não tratam especialmente de Bartolomeu, somente na lista dos apóstolos.

De acordo com alguns estudiosos, Natanael deriva de Caná e pode ter sido testemunha do milagre que aconteceu naquele lugar. Ele era bastante irônico com as promessas de Deus, porém, depois que começou a seguir Jesus, ele tornou-se um dos apóstolos mais ativos.

O nome Bartolomeu é de origem aramaica, derivado da expressão Bar Talmáy, que quer dizer “filho de Tholmai”. Sendo que a palavra Tholmai significa “aquele que suspende as águas”.

Um homem com esse nome costuma ser determinado, prestativo. Ele sabe exatamente onde quer chegar e enfrenta os obstáculos com muito equilíbrio.

Tomé

O apóstolo Tomé, também é chamado de Dídimo, que significa “gêmeo”. Alguns estudiosos acreditam que ele tenha tido um irmão gêmeo, contudo, não existem informações sobre isso.

Acredita-se que Tomé era um apóstolo que demonstrava a todo momento pessimismo e muita devoção a Jesus Cristo. Essa característica fica clara durante a ressurreição de Lázaro, o irmão de Maria e Marta.

Apesar de Tomé ser bastante pessimista, enxergando primeiro o lado negativo das coisas, ele declarava a todo momento o seu amor e devoção a Cristo.

Tomé é um dos mais belos nomes dos 12 apóstolos e possui duas possíveis origens: inglesa e aramaico. Na Bíblia Sagrada ele é conhecido como “aquele que ver para crer”, já que ele não acreditou na ressurreição de Jesus.

Tomé é um dos nomes curtos de meninos que remete a quem carrega em sua personalidade a alegria, o afeto com as pessoas que estão à sua volta, além de ser bastante seguro.

Mateus

O apóstolo Mateus aparece em todas as listas relacionadas aos discípulos de Jesus. Acredita-se que ele foi o autor do Evangelho com o seu nome do Novo Testamento. Não consta na Bíblia muitas informações sobre a vida dele, mas sabe-se que ele era um cobrador de impostos do Império Romano.

Desta forma, ele não tinha uma boa reputação por conta da sua profissão, e era visto como um traidor. Mateus tornou-se apóstolo após o pedido de Jesus e, a partir daí, deixou a profissão de lado e passou a seguir Cristo. De acordo com os estudiosos, ele também era denominado como Levi, relatado no livro de Lucas 5:27-32.

Essa denominação forte que integra a lista dos nomes dos 12 apóstolos é um nome bíblico e tem origem hebraica, a partir da derivação Mattiyyah que significa “dom de Deus”. Ele é um homem filosófico, pensador e sábio e observador.

Tadeu

O apóstolo Tadeu, é também chamado de Judas. Na maioria das vezes é identificado como Judas “o irmão de Jesus”, porém não pode ser confundido com Judas Iscariotes que é o nosso próximo da lista de nomes dos 12 apóstolos.

Tadeu é citado apenas duas vezes no Novo Testamento. Ele nasceu em Caná da Galileia, na Palestina, e é irmão de José, Simão, Maria Salomé e Tiago. Tadeu dedicou a sua vida à evangelização das palavras de Cristo.

O nome Tadeu pode ter origem grega ou aramaico, sendo que significa “íntimo”, “peito” ou “coração. Um homem com esse nome é afetuoso, amoroso, e bastante generoso.

Além disso, ele sabe se relacionar com novas pessoas e tem facilidades para aprender novas atividades.

Judas

Para finalizar a nossa lista de nomes dos 12 apóstolos, falaremos do discípulo que foi considerado o traidor de Jesus, pois entregou Cristo aos seus captores por 30 moedas de prata. Para identificar Jesus aos soldados romanos, ele deu um beijo em sua face.

Judas nasceu em Keroth, situada na Judeia. De acordo com o Novo Testamento, ele foi o único apóstolo que não nasceu na Galileia. Ele foi um dos primeiros a seguir Cristo e por ser o mais habilitado, Iscariotes foi intitulado o tesoureiro dos apóstolos.

O nome Judas é de origem hebraica, derivado da expressão iehudad e significa “louvor a Deus” ou “aquele que faz agradecimento a Deus”. Um homem com esse nome costuma a ser corajoso, decidido, impulsivo, além de ser líder e independente.

Gostou das descrições dos nomes dos 12 apóstolos e dos respectivos significados?  baseado nos apóstolos de Cristo.

Fonte: https://www.significadodosnomes.com.br

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: