Rev. Richard Wurmbrand – Torturado por amor a Cristo

Muitas pessoas chamavam-no de “A Voz da Igreja Subterrânea” e outras referiam-se a ele como “São Paulo da Cortina de Ferro”. Este homem humilde, que começou o ministério A Voz dos Mártires, foi o Rev. Richard Wurmbrand.

Rev. Richard Wurmbrand

A vida de Richard foi uma parceria com Sabina, igualmente incrível, com quem se casou em 26 de Outubro de 1936. Richard Wurmbrand nasceu o mais novo de quatro meninos em uma família judia, em 24 de Março de 1909, em Bucareste, Roménia. Dotado intelectualmente e fluente em nove idiomas, Richard foi ativo na política de esquerda e trabalhou como corretor.

Conversão a Cristo

Após o seu casamento, Richard e Sabina converteram-se a Cristo, no ano de 1938, principalmente pela influência de um carpinteiro alemão chamado Wolfkes. Eles juntaram-se á Missão Anglicana para os judeus, em Bucareste. Richard foi ordenado em primeiro lugar como um anglicano, e, depois da Segunda Guerra Mundial, como um pastor luterano.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Richard e Sabina tiveram a oportunidade para o evangelismo entre as forças de ocupação alemãs. Eles também pregaram nos abrigos e salvaram crianças judias fora dos guetos. Richard e Sabina foram repetidamente presos e espancados e, pelo menos uma vez, quase foram executados.

Sabina perdeu a sua família judia em campos de concentração nazistas. Em 1945 comunistas romenos tomaram o poder e um milhão de “convidados” das tropas russas entraram no país.

O Pr. Wurmbrand, ministrou aos seus compatriotas oprimidos e engajou-os no evangelismo ousado para os soldados russos. No mesmo ano, Richard e Sabina Wurmbrand participaram do Congresso de Cultos organizados pelo governo comunista romeno. Muitos líderes religiosos apresentaram-se para louvar o comunismo e para jurar lealdade ao novo regime.

Sabina disse: “Richard, levanta-te e lava esta vergonha da face de Cristo.” Richard advertiu: “Se eu fizer isso, tu perdes o teu marido.”

Glorificar a Deus e a Cristo

Ela respondeu: “Eu não gostaria de ter um covarde como marido.” Assim, Richard declarou aos 4.000 delegados, cujos discursos foram transmitidos a toda a nação, que o seu dever é o de glorificar a Deus e a Cristo.

Em 29 de Fevereiro de 1948, a polícia secreta prendeu Richard a caminho da igreja e levou-o para a sua sede. Ele estava preso numa cela solitária e designado como “Prisioneiro Número Um ‘’.

Em 1950, a sua esposa Sabina também foi presa. Ela foi forçada a trabalhar no projeto do Canal do Danúbio, deixando…o seu filho Mihai de nove anos de idade sozinho e sem-teto.
Após a sua libertação, em 1953, as autoridades romenas informaram-na que Richard havia morrido na prisão, mas um médico encontrou-o vivo.

Em uma anistia geral, Richard foi libertado, depois de ter cumprido oito anos e meio de prisão. Ele foi advertido para nunca mais pregar o Evangelho. Enquanto estava na prisão, passou por torturas horríveis nas mãos da polícia secreta.

 

Apesar dos tratamentos e das advertências que recebeu dos seus perseguidores, logo após a sua libertação, Richard retomou o seu trabalho com ‘‘A Igreja Subterrânea’’. Ele foi preso novamente e condenado a 25 anos. Foi acusado de pregar contrário à doutrina comunista. Devido ao aumento da pressão política dos países ocidentais, foi lhe concedida anistia e foi novamente libertado.

A Missão da Noruega pagou US$ 10.000 em resgate para o governo comunista permitir que a família Wurmbrand deixasse a Roménia. Vários líderes da Igreja convenceram-no a sair e a tornar-se uma “voz” para a igreja subterrânea no mundo. Richard, Sabina, e o seu filho Mihai deixaram a Romênia e deram início a este trabalho, dedicando as suas vidas ao serviço da Igreja Perseguida.

Hoje esta Missão trabalha em mais de 50 países ajudando os nossos irmãos que sofrem por amor a Cristo. Assim se formou a Missão A VOZ DOS MÁRTIRES.

Conheça a Missão A Voz dos Mártires

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: