Como é passar 14 Natais na prisão por amor a Cristo?

“Através de muitas dores, Cristo nasce em muitos corações”, escreveu Richard, a refletir sobre os 14 Natais

que passou na prisão.

Era véspera de Natal e Richard Wurmbrand acabara de voltar para a sua cela após 12 horas

de trabalho escravo no rigoroso inverno romeno. O seu corpo doía, ele estava a tremer e o seu estômago

revirava de fome. Por mais uma hora, o capitão Stan manteve Richard e os seus companheiros de prisão em

posição de sentido.

As ameaças do carcereiro

“Eu posso quebrar qualquer um de vocês com um soco. Eu prometo que na ceia de amanhã vocês vão apanhar

mais do que nunca. Cristo não nasceu para vocês. Ninguém vos ama. As suas esposas estão agora com outros

homens. Os seus filhos agora são comunistas e o vos amaldiçoam. Feliz Natal”,  gritou o capitão enquanto

mostrava o punho. Eles sabiam que Jesus os amava e que Ele nasceu para todos os homens naquela prisão,

incluindo o Capitão Stan.

Consolados pelo amor de Cristo

Depois que o capitão partiu, um dos companheiros de cela de Richard, o pastor Craciun, deitou o corpo

enfraquecido nas poucas pranchas de madeira que serviam de cama e sussurrou para Richard: “Amanhã pode

ser desagradável, mas ‘Aquele que guarda Israel não dormita e nem dorme’”(Salmo 121:4). Um momento

depois, o pastor estava a dormir pacificamente.

Nos 14 Natais que Richard passou na prisão, ele conheceu alguns homens que não conseguiam dormir

tão pacificamente quanto o pastor Craciun.

O clamor de uma alma desesperada

“Ajude-me! Eu torturei muitos inocentes”, gritou Sepeanu, um ex-coronel da polícia secreta comunista

que estava a morrer na cela de Richard. Os comunistas prenderam não apenas cristãos, judeus e adversários

políticos, mas também os seus próprios camaradas. “Eu estou a ir para o inferno,”  ele gemeu para outro pastor

na cela. Naquele momento, Richard testemunhou o pastor a dar a única mensagem que  traz paz: “Nenhum

pecado contra a majestade de Deus passa sem punição, mas  Jesus suportou o castigo devido a nós. Por meio

do Seu sangue, somos salvos do inferno.” O comunista se converteu…

Jesus nasceu no coração daquele homem

“Olhando através dos olhos vazios da morte, pode-se ver a mais alta qualidade de vida”, escreveu Richard

ao relembrar destas histórias. “No Natal, o Filho de Deus se fez homem para que nos tornássemos filhos

de Deus. O seu objetivo foi cumprido. Existem verdadeiros filhos de Deus.”

Em outra véspera de Natal, Richard ficou doente na cama, enquanto um abade chamado Iscu estava deitado

em outra cama à sua direita, a espera da morte por causa das torturas que havia sofrido. O abade estava

sereno, e sabia que logo estaria com Jesus no céu. Ele falava pouco, mas quando o fazia  “respirava uma

verdade que só pode ser conhecida na dor profunda”, escreveu Richard.

O torturador arrependido

À esquerda de Richard estava outro prisioneiro – o homem que torturou Iscu. Os seus camaradas se voltaram

contra ele, e ele também foi preso e torturado.

Atormentado pelos seus atos, este homem acordou Richard durante a noite. “Cometi crimes horríveis”,

confessou. “Não consigo encontrar descanso. Ajuda-me, ”ele implorou.

Nesse momento, Iscu chamou dois outros prisioneiros para ajudá-lo. Apoiando-se neles, ele caminhou

lentamente até o seu ex-torturador e sentou-se ao lado da sua cama. “Tu eras jovem e não sabia o que estavas

a fazer”, disse ele, a passar a mão pela cabeça do homem. “Eu te perdoo e te amo, como fazem todos

os outros cristãos que tu torturaste.

A verdadeira mensagem do Natal

“E se nós que somos pecadores e fomos salvos por Jesus podemos te amar assim, muito mais Ele estará pronto

para apagar todo o mal que tu fizeste e purificar-te completamente. Apenas arrependa-se.”

Naquela cela comum onde não havia nenhuma privacidade, Richard ouviu o torturador a confessar os seus

crimes ao torturado. E ouviu o torturado perdoar o torturador antes de ambos se abraçarem.

Os dois homens morreram naquela noite, na véspera de Natal. Não foi simplesmente uma comemoração do

evento em Belém. Foi Jesus a nascer no coração de um criminoso.

“Este é o verdadeiro significado do Natal”, escreveu Richard. “Estes homens amam a cruz e suportam a

humilhação. Eles seguem o Homem das Dores no sofrimento que foi escolhido livremente por causa da verdade.

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira (você e eu) que deu seu Filho Unigênito, (Jesus) para que todo

aquele que Nele cré, (em Jesus e sua Obra Redentora) não pereça (no inferno) mas tenha a vida eterna”

(vida eterna no Céu com Deus). (Jo 3.16)

Richard Wurmbrand e esposa

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: https://www.vozdosmartires.com

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: