Visite a Serra do Cipó

A serra do Espinhaço em Minas Gerais está um dos mais incríveis conjuntos naturais do mundo, o Parque Nacional da Serra do Cipó. É uma das principais unidades de conservação brasileira, e já foi chamada de “Jardim do Brasil” por Burle Marx.

A Serra do Cipó faz parte dos seguintes locais: Santana do Riacho, Jaboticatubas, Morro do Pilar, Itambé do Mato Dentro e a região ao sul da Cordilheira do Espinhaço. Sua localização é privilegiada passando por maravilhosas bacias hidrográficas como o Rio São Francisco.

A região é uma das mais visitadas do estado de Minas gerais, devido a sua rica fauna e flora, além das marcantes cachoeiras que lavam nosso corpo e mente, nos dando uma incrível sensação de renovação.

Sem dúvida, vale muito a pena conhecer a Serra do Cipó, e se está pensando em passar alguns dias na região, precisa seguir esse roteiro preparado especialmente para você!

Onde fica? Saiba como chegar ao Parque

Vegetação Parque Serra do Cipó

Fonte: Wikimedia Commons

É possível chegar facilmente no Parque Nacional Serra do Cipó. Esse ponto turístico fica localizado no Estado de Minas Gerais, mais precisamente na área central do estado. Além disso, ele fica a uma distância de 100 km de Belo Horizonte.

Para fazer o percurso até o Parque Nacional Serra do Cipó de carro, uma boa opção é acessar a rodovia MG-10 ou passar pela MG-424. Portanto, vale ressaltar que, independentemente da via escolhida, é necessário ir até o KM 94 para chegar ao local.

Ademais, outra opção é fazer a viagem de ônibus. Para isso, compre as suas passagens rodoviárias para o Terminal de Jaboticatubas. As principais empresas que fazem a linha para o parque são a Saritur e a Serro.

Acampamento

Acampamento Cachoeira Véu da Noiva

Fonte: Macamp

O acampamento mais conhecido é o Acampamento Cachoeira Véu da Noiva, que permite que você tenha uma experiência única de contato com a natureza. Além disso, está localizado emum incrível bosque, bem próximo de um rio você pode escolher onde colocar sua barraca.

A área é totalmente gramada e sombreada, dando maior conforto aos aventureiros em dias mais quentes. Além disso, o acampamento possui uma ótima estrutura que permite que até mesmo famílias completas curtam esse momento e oferecer opções de entretenimento como:

Infraestrutura

O parque oferece uma boa infraestrutura para os visitantes, com banheiros e locais para descanso. Além disso, ele fica aberto das 8h00 às 17h00, todos os dias da semana. Vale ressaltar que a entrada é por ordem de chegada, pois não é possível fazer agendamentos.

Temporariamente, não é necessário pagar taxas para entrar no Parque Nacional da Serra do Cipó. Portanto, não há a necessidade de comprar ingressos para curtir as atrações locais.

O que fazer em Serra do Cipó?

São muitas as opções para quem curte atividades ao ar livre, além de conhecer paisagens únicas e deslumbrantes que existem na região. Portanto, veja algumas opções:

Cachoeira Véu da Noiva

Cachoeira Véu da Noiva

Fonte: Dearbdesign

Assim como boa parte das cachoeiras da região, a Cachoeira Véu da Noiva possui uma taxa de R$ 11 por uma hora de pura curtição em suas “águas mágicas” para os campistas da ACM/ YMCA e R$ 30 para não campistas.

Com aproximadamente 70 metros de altura, a cachoeira é bastante procurada pelos turistas. Portanto, ao pagar essa taxa você terá acesso ao seu próximo passeio.

Trilha dos Escravos

Trilha dos Escravos

Fonte: Leões da Montanha

O acesso para quem já está na Cachoeira Véu da Noiva é gratuito, e o nível de dificuldade é fácil. Como resultado, mesmo quem não possui experiência com trilhas conseguir realizá-la sem problemas.

Em suma, não esqueça de escolher roupas leves e que facilitem seu trajeto, além de água,não deixe de se hidratar!

Explore a Serra do Cipó

Cachoeira do Tabuleiro - Serra do Cipó

Fonte: Pousadinhas

Muitas pousadas oferecem o serviço de guias, em que você tem a possibilidade de ver de perto diferentes espécies de animais, plantas e flores características da região. No entanto, esse passeio dura o dia todo, e os valores podem variar.

O ideal é que você planeje o passeio guiado, antecipadamente, ou seja, antes de chegar a região, normalmente o serviço é bastante concorrido.

Cachoeira Capão dos Palmitos

Cachoeira Capão dos Palmitos

Fonte: Serra do Cipó

Por último mas, não menos importante, a Cachoeira Capão dos Palmitos, uma opção gratuita para quem acessa a partir da portaria Areias no parque. A trilha para chegar a cachoeira é de aproximadamente 10 km, em torno de 2 horas de caminhada.

O nível de dificuldade varia de fácil à moderado, por isso vá com calma, para não exigir demais do seu corpo! Hidrate-se bastante, para garantir que o passeio será aproveitado a cada minuto.

Cachoeira da Farofa

Cachoeira da Farofa queda D'água

Fonte: Serra do Cipó MG

Há muitas atrações para curtir no Parque Nacional da Serra do Cipó. Uma delas é a Cachoeira da Farofa, que tem belíssimas quedas d’água com 80 metros de altura que formam piscinas naturais.

Além disso, esse local conta com belas paisagens que merecem ser apreciadas. Portanto, vale a pena parar no lugar para tomar um gostoso banho na poça natural e contemplar as belezas naturais.

Cachoeira do Tabuleiro

Vista de longe Cachoeira do Tabuleiro

Fonte: TripAdvisor

Com paisagens de tirar o fôlego, a Cachoeira do Tabuleiro possui quedas d’águas imponentes que formam um belo poço para tomar banho. Além disso, o local chama atenção porque tem um belo formato de coração.

Por fim, é importante ressaltar que no alto da cachoeira, há um belo mirante que oferece uma vista incrível. Portanto, vale a pena andar até o alto para conseguir avistar uma natureza de beleza estonteante!

Fonte: https://www.transportal.com.br

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: