A mulher virtuosa segundo a Bíblia

A mulher virtuosa segundo a Bíblia é aquela que teme ao Senhor, é sábia e fiel, e sempre põe Deus em primeiro lugar na sua vida.

Características como generosidade, fidelidade, trabalhadora, produtiva, fazem desta mulher ser uma mulher virtuosa. O significado de virtuosa remete a uma mulher valorosa, esforçada, em quem há fidelidade, de bom caráter e que cultiva a virtude em todas as áreas da vida humana.

Quem era a mulher virtuosa de Provérbios 31?

A mulher virtuosa descrita aqui é alguém difícil de encontrar. A mãe do rei Lemuel fez uma descrição desta mulher, que tinha um valor inestimável. Nada podia comprar as características desta mulher, tampouco joias preciosas podiam ser mais valiosas que suas qualidades. A sábia mãe estava dando conselhos a seu filho para encontrar uma mulher virtuosa, que certamente iria edificar sua casa e família.

Esta mulher se distingue de todas as outras pela sua virtude, pelos seus princípios e prioridades. Ela é fiel ao seu marido, anima, diz palavras sábias. Os seus filhos reconhecem nela sua virtude. É trabalhadora, generosa, dedicada e conhecedora da Palavra de Deus.

Portanto, as recomendações de Provérbios 31 aconselham como encontrar e ser uma mulher virtuosa. Lembram ao jovem rei que a beleza exterior vai passar, mas o que vai fazer a mulher ser constantemente bonita é o seu temor ao Senhor.

7 características da mulher virtuosa

  1. É sábia. Fala com sabedoria (Provérbios 31:26). Ela sabe quando e como falar, não faz fofoca nem intrigas. Com sabedoria, ela procura abençoar outros através de suas palavras (Efésios 4:29).
  2. É temente ao Senhor. A mulher que teme ao Senhor, essa sim, será louvada (Provérbios 31:30). Temer ao Senhor significa buscar a Ele em primeiro lugar, em todas as áreas da vida. Significa adorar a Deus com todo o coração, alma e mente (Mateus 22:37). A mulher virtuosa glorifica ao Senhor em tudo o que faz.
  3. Zela pela sua família
    Ela cuida da família com muito zelo e amor, faz uma boa gestão da sua casa para que todos da família sejam bem atendidos. “Antes de clarear o dia ela se levanta, prepara comida para todos os de casa, e dá tarefas as suas servas.” Provérbios 31:15 –
  4. É honrada
    Ela demonstra interesse pelo marido, pelo que ele faz e não faz comparações dele com outros homens. Trata-o de maneira respeitosa, sempre o apoiando como sua auxiliadora. Como mãe, cuida bem dos seus filhos. Eles também são abençoados, pois, são instruídos numa casa onde se vive conforme os princípios do Senhor. (Provérbios 22:6).
    “Ela só lhe faz o bem, e nunca o mal, todos os dias da sua vida.” Provérbios 31:12
    Seus filhos se levantam e a elogiam; seu marido também a elogia, dizendo: Muitas mulheres são exemplares, mas você a todas supera”. Provérbios 31:28-29
  5. É trabalhadora
    Seu trabalho é feito com prazer e dedicação. Ela é empenhada, buscando sempre a excelência. “Entrega-se com vontade ao seu trabalho.” Provérbios 31:17
    “Escolhe a lã e o linho e com prazer trabalha com as mãos.” Provérbios 31:13
    “Nas mãos segura o fuso e com os dedos pega a roca.” Provérbios 31:19
  6. Sabe se cuidar
    Ela cuida tanto da sua aparência física, como do seu interior. “Veste-se de linho fino e de púrpura.” Provérbios 31:22
    Sempre busca se tornar uma mulher mais sábia e forte, pois está regularmente desenvolvendo seu caráter, olhando para o Senhor. “Reveste-se de força e dignidade.” Provérbios 31:25
  7. Reconhece a beleza verdadeira
    Ela sabe que a sua verdadeira beleza não está no seu exterior nem nas roupas que usa, mas está no seu coração obediente e humilde que teme ao Senhor com alegria e honestidade. Ela sabe que a beleza que o mundo oferece pode enganar, mas isso não define quem ela é.
    “A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme ao Senhor será elogiada”. Provérbios 31:30

Passagens bíblicas sobre a mulher virtuosa

  • “Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.” Provérbios 31:10
  • “A mulher virtuosa é a coroa do seu marido, mas a que o envergonha é como podridão nos seus ossos.” Provérbios 12:4
  • “Agora, pois, minha filha, não temas; tudo quanto disseste te farei, pois toda a cidade do meu povo sabe que és mulher virtuosa.” Rute 3:11
  • Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente!” Provérbios 31:29
  • “Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada.” Provérbios 31:30
  • “Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos.” Provérbios 14:1
  • “A casa e os bens são herança dos pais; porém do Senhor vem a esposa prudente.” Provérbios 19:14
  • “Da mesma forma, quero que as mulheres se vistam modestamente, com decência e discrição, não se adornando com tranças e com ouro, nem com pérolas ou com roupas caras, mas com boas obras, como convém a mulheres que declaram adorar a Deus.” 1 Timóteo 2:9-10
  • “Semelhantemente, ensine as mulheres mais velhas a serem reverentes na sua maneira de viver, a não serem caluniadoras nem escravizadas a muito vinho, mas a serem capazes de ensinar o que é bom. Assim, poderão orientar as mulheres mais jovens a amarem seus maridos e seus filhos, a serem prudentes e puras, a estarem ocupadas em casa, e a serem bondosas e sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja difamada.” Tito 2:3-5
  • “No Senhor, todavia, a mulher não é independente do homem nem o homem independente da mulher.” 1 Coríntios 11:11

O que podemos aprender com a mulher virtuosa

A mulher virtuosa vale muito mais que qualquer joia caríssima. Ela preserva e valoriza os valores morais, as virtudes, principalmente a Palavra de Deus. Aprendemos que a mulher virtuosa não é egoísta, mas é altruísta.

É trabalhadora, seja em casa ou na profissão que exerce. Sabe que não deve colocar o seu trabalho profissional acima da família, pois isso pode causar danos profundos na sua família. Mulher virtuosa também é aquela que, além de cuidar bem da sua família, tem um olhar compassivo para os outros, principalmente para aqueles que passam por necessidades.

A mulher virtuosa sabe o momento certo de falar. Quando fala o faz com sabedoria, pois não dá ouvidos à fofoca nem fala mal de ninguém. Logo, a mulher virtuosa dá um bom testemunho. Ela se cuida, mas não é vaidosa. Ela edifica sua casa, sendo prudente e sensata.

Portanto, a mulher virtuosa é uma serva temente ao Senhor, e isso faz dela uma mulher com valor inestimável dentro e fora do lar.

Fonte: https://www.respostas.com.br

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: