9 benefícios que proporciona a abóbora para a saúde

Os benefícios da abóbora são muitos e o seu consumo com frequência é recomendado por médicos tanto para o controle do colesterol e em programas para perda de peso, quanto no tratamento e prevenção de uma série de doenças.

Isso acontece porque a abóbora é um alimento que contém, entre as suas propriedades, uma carga enorme de vitaminas e minerais, poucas calorias, nada de colesterol e de gorduras saturadas.

Além disso, é rica em fibras e fácil de ser incorporada ao cardápio diário, devido à facilidade do seu preparo e à variedade de receitas nas quais sua polpa e suas sementes podem ser usadas.

Então, vamos conhecer um pouco mais sobre esse vegetal tão comum e, ao mesmo tempo, tão nutritivo.

Formas de consumir a abóbora

A abóbora é um alimento versátil, e pode ser incorporada a receitas de todos os tipos, desde as mais simples até as mais complexas e refinadas.

E, além disso, suas sementes são extremamente nutritivas, e podem ser consumidas como lanche ou no preparo de farinha e adicionada as mais variadas receitas.

Benefícios da abóbora

Os benefícios da abóbora se devem a suas propriedades nutricionais, uma vez que ela é rica em diversos nutrientes, como veremos a seguir.

1. Previne doenças cardiovasculares

A abóbora é rica em substâncias que ajudam a manter a saúde do coração, como:

  • Fibras alimentares: Regulam a absorção de gorduras e carboidratos, ajudando no controle dos níveis de açúcar e colesterol;
  • Potássio: Ajuda a manter a elasticidade dos vasos sanguíneos e a reduzir a pressão arterial;
  • Vitaminas e outros antioxidantes: Previnem os danos causados pelos radicais livres, e auxiliam no controle e na prevenção de inflamações e do acúmulo de gordura nas artérias.

Assim, o consumo da abóbora pode ajudar na prevenção e no tratamento de diversas doenças cardiovasculares.

2. Ajuda a perder peso

A abóbora é um alimento de baixo valor calórico, além de praticamente não ter gorduras saturadas e colesterol. Não só isso, mas também ela tem boa quantidade de fibras, que ajudam a manter a saciedade por mais tempo.

Além disso, ela tem um teor de proteínas que pode parecer baixo à primeira vista, mas que se for associado a uma dieta equilibrada, ajuda tanto na perda de peso quanto no ganho de massa muscular.

3. Beneficia o sistema imunológico

Vegetais como a abóbora, ricos em antioxidantes, como os carotenoides e a vitamina C, ajudam a regular o sistema imunológico. Assim, eles contribuem para a prevenção de doenças inflamatórias e autoimunes.

Além disso, os antioxidantes presentes tanto na abóbora quanto em suas sementes podem ajudar a controlar alguns fatores de risco para o desenvolvimento do câncer, como:

  • Danos causados ao DNA das células pelos radicais livres;
  • Inflamações, que estão associadas ao desenvolvimento e a severidade da doença.

4. Previne o envelhecimento da pele

A abóbora, por conter tanto a vitamina A quanto carotenoides, ajuda no combate ao envelhecimento da pele. Assim, a pele fica mais bonita, tonificada e sem rugas por mais tempo.

Isso acontece porque esses compostos têm ação antioxidante, e evitam que os radicais livres acelerem o processo natural de envelhecimento.

5. Ajuda a manter a saúde dos olhos

Da mesma forma que agem na pele, os carotenoides e a vitamina A da abóbora ajudam também a manter a saúde dos olhos, evitando os danos dos radicais livres.

Além disso, a zeaxantina e a luteína, dois carotenoides, agem na prevenção da catarata e da degeneração macular, problemas que são comuns na terceira idade.

6. Enriquece a dieta de bebês

O purê de abóbora pode ser introduzido já no primeiro ano do bebê. E, por ser um alimento rico em vitaminas, minerais, carotenoides e proteínas, ele é altamente recomendado por pediatras.

O seu sabor adocicado e a textura cremosa faz com que o bebê o aceite com facilidade.  Além disso, o purê pode ser congelado, para ser usado posteriormente.

Dica: Depois de congelado o purê pode oxidar um pouco, e apresentar uma cor mais escura. Mas isso não quer dizer que tenha perdido sua qualidade.

Não é apenas a polpa da abóbora que é rica em nutrientes. As sementes são consideradas verdadeiros tesouros escondidos, uma vez que contém um alto teor de nutrientes, como fibras e ácidos graxos monoinsaturados.

Vamos então conhecer um pouco mais sobre essas sementes, que quase sempre são jogadas fora.

7. São ricas em fitosteróis e antioxidantes

A composição nutricional das sementes de abóbora vem sendo bastante estudada nos últimos anos, e o resultado desses estudos demonstra que elas são alimentos que podem trazer diversos benefícios para a saúde.

Nesse sentido, um dos estudos foi publicado no FAG Journal os health, em 2019, onde foi possível demonstrar que as sementes de abóbora são ricas em fitosteróis, compostos que ajudam na redução do colesterol e de doenças associadas.

Além disso, as sementes também são ricas em antioxidantes, assim como a polpa da abóbora.

8. Trata vermes intestinais

Existem relatos sobre o uso da semente de abóbora como tratamento para infestações parasitárias, embora seu uso em humanos ainda deva ser melhor investigado.

Mas os diversos estudos com modelos animais demonstram que a semente de abóbora é eficaz e segura, como este, publicado no periódico Brazilian journal of animal and enviromental research, em 2020.

9. Melhora a qualidade do sono e reduz a ansiedade

Sementes de abóbora são ricas em triptofano, um aminoácido usado na produção de serotonina no nosso corpo. E esse neurotransmissor tem ação na regulação do humor, ajudando a relaxar e a dormir melhor, além de reduzir os sintomas de ansiedade.

Fonte: https://www.mundoboaforma.com.br

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: