Breve história da Assembleia de Deus: R. Dr. Mello Viana, 433 – São Lourenço – MG

59º ANIVERSÁRIO DO TEMPLO EM SÃO LOURENÇO – MG

O início

O Evangelho de Jesus Cristo, chegou na cidade de São Lourenço, Sul de Minas, em meados de 1940, pelo pioneiro o missionário Gustavo Bergstron e família, quando o mesmo pastoreava e era o Presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus na cidade de Itajubá.

Seu amor pelo Senhor Jesus e pelas almas perdidas o transformou num esmerado e dedicado ganhador de almas para o Reino de Deus, apesar de não falar corretamente o idioma português.

O missionário Gustavo Bergstron fundou igrejas em quase todas as cidades do Sul de Minas. Quando entrava em uma cidade com a evangelização, quase logo em seguida adquiria um terreno para a construção do futuro Templo.

Missionário Gustavo Bergstron (a esquerda-sentado) “em lembrança”

Ele mesmo iniciava a Obra evangelizando nas ruas e de casa em casa, pois seu forte era evangelizar as pessoas com literatura evangélica. Logo em seguida ao contemplar os primeiros convertidos, consagrava e enviava um Obreiro para dar continuidade a Obra do Senhor.

Foi assim mesmo que aconteceu na cidade de São Lourenço. Logo após a conversão das primeiras almas, comprou um terreno na Rua Dr. Mello Viana, 433, centro, onde no fundos, construiram um pequeno salão e uma casa “meia água” para morada do Obreiro.

Os primeiros Obreiros

Em 1945 o missionário Gustavo Bergstron, então Presidente da Assembleia de Deus em Itajubá, consagrou o primeiro Obreiro a ser enviado para a cidade de São Lourenço, o Evangelista Messias, vindo à São Lourenço com sua esposa e duas filhas pequenas.

O Evangelista Messias assim que chegou a São Lourenço, começou a evangelizar na Rua da Cerâmica, localizada numa pequena Vila onde havia poucas casinhas. Ali iniciou Cultos na casa do sr. Adelino Antonio dos Santos, que aceitou a Jesus como Salvador, tornando-se sua casa um ponto de pregação, onde muitos outros se converteram a Cristo.

Após a gestão do Evangelista Messias, o Ministério de Itajubá, enviou para São Lourenço, o Pastor Virgílio, que pastoreou até o ano de 1957. sendo substituído pelo Pastor Luiz Faria, esposa Ana Silva Faria e seu pequeno filho Levi Faria, que atualmente é o Presidente do Ministério da Assembleia de Deus em  Itajubá.

O Pastor Luiz Faria residia na pequena casinha nos fundos do terreno, na Dr. Mello Viana, 433, onde ali também havia sido construido um pequeno salão para realização dos Cultos.  A gestão pastoral do Pastor Luiz Faria abrangeu um período de 13 anos de incansável labor espiritual, ganhando dezenas e centenas  de almas para Cristo até o ano de 1970.

Durante sua gestão pastoral, organizou uma preciosa Banda Musical, com aproximadamente 40 músicos que com maestria tocavam nos Cultos acompanhando e dirigindo os Hinos da Harpa Cristã, não somente tocavam no Templo mas também em Cultos de Evangelização nas praças e ruas de São Lourenço.

Pastor Luiz Faria “em lembrança”

A construção do Templo

Durante a administração e gestão do pastor Luiz Faria, iniciou-se a construção do Templo na Rua Dr. Mello Viana, 433, com muito sacrifício dos membros, pois havia muitas dificuldades financeiras na cidade, mas pela graça de Deus, o Templo foi construido e inaugurado no dia 23 de Dezembro de 1962, com muito regozijo e alegria do povo de Deus, pois naquela época não era nada fácil, mas Deus havia honrado e dado vitória ao Pastor Luiz Faria e sua esposa irmã Ana Silva.

Desta maneira, em 1962, foram lançados os fundamentos espirituais desta Obra divina, selada assim, com a construção e inauguração do bonito Templo na Dr. Mello Viana 433, templo este que até hoje conserva a mesma fachada, após 59 anos de atividades na pregação do Evangelho de Cristo.

A transferência da Obra

No ano de 1975, esta abençoada Igreja, fruto de Missões, foi transferida e transpassada espiritualmente e juridicamente, para a Assembleia de Deus – Ministério de Taubaté – SP, pelo então Presidente de Itajubá, Pastor Afonso Faria, para a supervisão da presidência do Pastor José Ezequiel da Silva, que com muita dedicação e esmero administrou a igreja em São Lourenço, vindo inúmeras vezes pessoalmente para ministrar aos membros naquela época.

Pastor José Ezequiel da Silva “em lembrança”

O Pastor José Ezequiel da Silva, sempre preocupou-se em enviar os melhores e os mais experientes pastores do Ministério de Taubaté, para cuidar desta Obra divina na cidade de São Lourenço,  tendo enviado excelentes homens de Deus, que deixaram marcas indeléveis nesta cidade e na igreja. A igreja na Dr. Mello Viana, 433, era considerada pelo Pastor José Ezequiel, “a menina de seus olhos”.

A autonomia da Igreja

No ano de 2010, o então Pastor Presidente José Ezequiel da Silva, sentindo direção de Deus, em uma reunião Administrativa, onde reuniram-se todos os membro, obreiros da Assembleia de Deus em São Lourenço e diretores do Ministério de Taubaté, deu Autonomia espiritual e Jurídica à Igreja em São Lourenço,  dando posse como Presidente da mesma, o Pastor Antonio Romero Filho, que está trabalhando nesta igreja aproximadamente 20 anos.

As reformas do Templo

O Templo em São Lourenço, passou por duas importantes reformas, aumentando assim  sua capacidade de abrigar mais membros. pois a Obra estava crescendo e o espaço no interior do  Templo já não era suficiente.

A primeira no ano de 1981, na gestão do Pastor André Moreira, que está jubilado e ainda vive e mora na cidade Taubaté. A segunda, na gestão do pastor Antonio Romero Filho no ano de 2013, nosso atual presidente.

Pastor André Moreira

A expansão

A Igreja Evangélica Assembleia de Deus em São Lourenço, na Rua Dr. Mello Viana, 433, tem desfrutado pela graça de Deus de abençoado crescimento e tem se expandido para muitas cidades no Sul de Minas, chegando ao Estado do Maranhão, Norte de Minas e por alguns países da América do Sul e Europa.

Muitos obreiros foram preparados e treinados  através do CIM – Centro Internacional de Missões, com sua  Base Missionária em Soledade de Minas,  que  durante quase vinte anos, treinou mais de 1.000 alunos, sendo que a maioria deles estão em plena atividades, tanto no Brasil, como também no exterior, levando o Evangelho de Cristo para outras Nações.

Pastor Antonio Romero filho – Fundador do C.I.M.

A divisa da Igreja em São Lourenço é: “Missões é Prioridade Até os Confins da Terra”. A Igreja Assembleia de Deus  em São Lourenço, foi agraciada pelo Espírito Santo com este fogo missionário em ganhar almas para Jesus Cristo.

Os primeiros missionários

Em meados de 1975, uma jovem da igreja chamada Celia Rebelo, deixou sua família e pela fé foi para a Argentina, onde ficou alguns anos, logo mudou-se para o México, onde permanece até os dias de hoje pregando o Evangelho, tornando-se assim a primeira missionária transcultural da Igreja Assembleia de Deus em São Lourenço.

Missionária Celia Rebelo

Em 1993, Pastor Luiz Paulo e sua esposa Luci,  filhos Neemias e Jessica, foram enviados  para a Patagônia – República da Argentina, onde iniciaram a Obra de Deus na cidade de Las Heras, depois mudaram-se para Pico Truncado, onde pela graça de Deus, construíram o Templo da Missão. Depois de alguns anos na Argentina, a família viajou para a Espanha, onde residem em Puente Genil, tornando-se o primeiro casal enviado pela Assembleia de Deus em São Lourenço.

Missionários Luiz Paulo e Luci

Resumido balanço da Obra

  • Igreja Sede: São Lourenço – MG – Templo próprio.
  • Membros do Ministério: aproximadamente 1.800.
  • Obreiros: Pastores 27 – Evangelistas 23 – Presbíteros 41 – Diáconos 54 – Cooperadores 72
  • Missionários no exterior – 8 – Peru, Venezuela, Chile, Portugal.
  • Missão: Tutóia – Maranhão e Norte de Minas – Vale do Jequitinhonha – 4 obreiros
  • Congregações em São Lourenço: 11 – Locais:  Nhá Chica, Sonda, Sra. Lourdes, Carioca, Taboão, Sengó, Biquinha, Vila Carneiro, Setor Cruzeiro, Cantão e Barreiros.
  • Congregações e Sub Congregações: 33 – Soledade de Minas, Carmo de Minas, Olimpio de Noronha, Jesuânia, Lambari, Natércia, Alagoa, Cambuquira, Conceição do Rio Verde, Itamonte, São Bento do Abade, Pouso Alto.  Areia Branca e Casa da irmã Vita e área rural.
  • Escola Teológica Betel: 5 – São Lourenço, Carmo de Minas, Fernandópolis (São Paulo), Lisboa (Portugal) e Moçambique (África).
  • Departamento Social em plena atividade na Igreja Sede.
  • Apoio espiritual ao Centro de Recuperação Ágape em Soledade de Minas.
  • Templos construidos: 8 – Templo Sede em São Lourenço, Sra. de Lourdes, Nhá Chica, Carvãozinho, Sengó, Taboão (Pouso Alto), São Bento do Abade, Carmo de Minas.
  • Templos em construção: 6 – Soledade de Minas, Barreiros, Conceição do Rio Verde, Porteira (Vale Jequitinhonha), Tutóia Maranhão) e Santa Helena (Venezuela).
  • Terrenos comprados para futuros templos: 2 – Itamonte e S.Bento do Abade.
  • Projetos missionários: Paraguai, Bolívia e Argentina.
Assembleia de Deus em São Lourenço – MG

Gratidão eterna

A Deus toda honra, glória, louvor e ações de graças. Aos Obreiros, Missionários, membros e Diretores, da Assembleia de Deus – Ministério de São Lourenço, parabéns pelo apoio a esta Obra divina. Estamos agradecidos a Deus, por todos os pastores que trabalharam nesta obra divina.

Nossos efusivos desejos de prosperidade, crescimento e vitórias em Cristo Jesus, até àquele glorioso Dia, o dia do Arrebatamento da Igreja.

A todos parabéns pelo 59º (quinquagésimo nono) aniversário da construção e inauguração do Templo na Rua Dr. Mello Viana, 433 em São Lourenço, Sul das Minas Gerais – Brasil.

“Ebenezer” – “Até aqui nos ajudou o Senhor” – 1 Samuel 7.12

a) Secretaria da Assembleia de Deus em São Lourenço – MG

Secretários: José Cantídio e Flávia Borges

Pr. Presidente Antonio Romero Filho

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: