Texto:
Cantares 6.10
Introdução:
2. A Lua apresenta quatro fases: nova, crescente, cheia e minguante. Cada uma delas dura cerca de 7 a 8 dias.
3. Não sendo uma estrela, a Lua não emite luz própria. Entretanto, a vemos iluminada pois ela reflete a luz proveniente do Sol. “Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça (Cristo), e cura trará nas suas asas; e saireis e saltareis como bezerros da estrebaria”. Malaquias 4:2
A Lua está sempre em movimento e a Igreja também
A Lua e a Igreja apresenta três movimentos principais: E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo. Mateus 4:23
Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. Mateus 28:19 e 20
- rotação: É o movimento que a Lua faz ao redor de seu próprio eixo. Discipular.
- revolução: É o movimento elíptico que a Lua faz ao redor do planeta Terra. Batizar
- translação: É o movimento que a Lua faz ao redor do Sol. Doutrinar
Desta forma, assume diferentes posições em relação a Terra e ao Sol. Isso faz com que sua parte iluminada seja vista de diferentes formas ao longo de um ciclo lunar. Importante notar que as fases da lua são vistas de maneiras diferentes nos hemisférios sul e norte. Marcos 8:27

As 4 fases da Lua
1. Lua Nova
Nesta fase, não conseguimos observar a Lua pois ela está posicionada entre o Sol e a Terra e, por isso, não a vemos neste momento.
- Esta é a fase quando a criatura humana tem um encontro real de salvação com Jesus Cristo e abandona a vida velha pecaminosa e passa a viver uma nova dimensão de vida com Deus, praticamente ele não é mais visto na prática do pecado, mas a luz de Cristo resplandece em seu coração. Morre para o pecado e vive para Deus.

2. Lua Crescente
A Lua crescente ou quarto crescente recebe esta denominação pois neste momento só conseguimos observar ¼ de sua totalidade.
- Esta fase fala de um processo contínuo da vida do cristão, ao conhecer e aprender as verdades contidas nas Sagradas Escrituras, pois sua vida começa ser aperfeiçoada na prática da Palavra e seu crescimento é normal e contínuo, crescendo em graça e conhecimento para com Deus e com os homens.

3. Lua Cheia
Na fase da Lua cheia, a Terra está entre o Sol e a Lua e, portanto, conseguimos observar a totalidade do satélite iluminado integralmente pelo Sol.
- É a fase em perseverar sempre e nunca desfalecer, sempre procurando ser cheio do Espírito Santo, através de uma vida de contínua oração e meditação na Palavra de Deus. Nunca deixando de congregar junto ao corpo de Cristo, para adorar a Deus em Espírito e verdade. Sempre brilhando nas trevas como a luz do mundo.
E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. Atos 2:4

4. Lua Minguante
A Lua minguante ou quarto minguante é o último estágio das fases da Lua. Neste período, ela encontra-se no formato de um semicírculo e assim, novamente conseguimos observar ¼ de sua totalidade no sentido oposto da fase crescente.
- É fase mais interessante na vida cristã, pois são momentos de crise, provas, deserto, quando vamos tendo a impressão que a nossa fé, as nossas forças vão desaparecendo e chegamos ao limite final. Até pensamos que Deus nos deixou sozinhos. Mas esta é a fase das experiências com Deus, do amadurecimento e fortalecimento espiritual.

Curiosidades sobre a Lua
- Os eclipses são fenômenos que ocorrem quando o Sol, a Terra e Lua estão alinhados. Os Eclipses Solares ocorrem durante a Lua nova, quando a Lua está entre a Terra e o Sol. Já os Eclipses Lunares ocorrem durante a Lua cheia, quando a Terra está entre a Lua e o Sol.
- Quando mundo e o pecado se interpoem entre a igreja e Jesus.
- Um dos álbuns mais famosos da banda inglesa Pink Floyd faz menção ao lado obscuro da Lua (“The Dark Side of the Moon“), contudo, todas as faces da Lua são iluminadas pelo Sol. O que acontece é que pelo fato do período de rotação da Lua ser o mesmo do seu período de revolução, existe uma face que nunca vemos da Terra, que seria esse lado “obscuro da Lua”.
- Cristão que se envergonham do Evangelho e permanecem ocultos.
- A Lua exerce uma influência na Terra que é parcialmente responsável pelo fluxo e refluxo das marés, conduzindo todo o lixo dos oceanos para a praia, sem está forte influência sobre os mares, estes se tornariam em imensos depósitos de sujeira.
- A Igreja tem que influenciar os mundo e fazer a diferença através da santidade.
- A Lua tem “luamotos”, semelhantes a terremotos daqui. Eles são causados por pequenas distorções em todo o planeta causadas quando iluminada pela primeira vez pelo sol da manhã após duas semanas de noites lunares congelantes.
- A oração e a busca incessante da presença de Deus, sempre sacudirá a igreja.
- Nossa Lua é a quinta maior do Sistema Solar. Nada mal, né? Entre as mais de 150 luas orbitando planetas no nosso Sistema Solar, a nossa está em quinto lugar em tamanho. A maior de todas é a Ganymede, que orbita Júpiter.
- Os 5 Ministérios dados por Jesus, sempre trazem crescimento e grandeza à Igreja.
- Os primeiros homens a pisarem na Lua deixaram uma homenagem honrando a tripulação da fracassada missão da Apollo 1 e uma placa que diz “aqui homens do planeta Terra pisaram pela primeira vez na Lua, em julho de 1969 d.C.. Viemos em paz em nome da humanidade.
- Os primeiros discípulos chamados por Jesus foram os mais privilegiados.
- Os Estados Unidos foram os primeiros a pisarem na Lua, mas isso não dá direito a um território em nosso satélite para a nação, apesar da bandeira lá fincada. Em 1960, foi criado o Instituto Internacional para Leis Espaciais, que criou um tratado em 1967 proibindo que qualquer nação seja dona da Lua.
- O Fundador, Dono e Senhor da Igreja é Jesus Cristo.
- Uma réplica gigante da Lua viaja o mundo. O Museu da Lua é uma exibição itinerante feita pelo artista britânico Luke Jerram. E ele conta com uma réplica da Lua de 23 pés que viaja o mundo. A imagem usada para recriar o nosso satélite vem de uma câmera da Nasa. As datas do tour podem ser conferidas no site do museu.
- A maior missão da Igreja é fazer Missões em todo Mundo.
Conclusão:
A Igreja santa e fiel tem consciência que sua gloria e seu brilho não está em si própria mas sim na gloriosa pessoa do Senhor Jesus Cristo, pois Sua graça se aperfeiçoa em nossas fraquezas,” Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível”. Efésios 5:2; 2 Coríntios 12:9
https://www.todamateria.com.br
https://www.bibliaonline.com.br
Elaboração: Pastor Antonio Romero Filho
Posts Carrossel
A Sarça Ardente e Moisés: Lições!
Raça e etnia: Qual é a diferença?
Por que Uzá morreu ao Tocar na Arca Sagrada?
Vaso de Alabastro? o que é?
Vídeos Slides Youtube
Posts Relacionados
A Sarça Ardente e Moisés: Lições!
Por que Uzá morreu ao Tocar na Arca Sagrada?
Guia para Encontros Missionários