ROMERO – "O Peregrino"

"Somos peregrinos neste mundo"

10 extensões do Google

A tecnologia nos auxiliou bastante no ramo educacional. Eu tenho certeza que você já ouviu dos seus pais o quanto era mais difícil estudar, pesquisar e fazer trabalhos escolares alguns anos atrás. Essas atividades ficaram ainda mais fáceis com o Google, já que por meio dele é possível pesquisar em uma gama de sites nacionais e internacionais sobre todos os assuntos.

Além do navegador do Google Chrome (essencial atualmente), da ferramenta de pesquisa do Google e de tantos outros artifícios que ele nos oferece, existe também o serviço de extensão do Google.

Uma extensão é como um pequeno programa que funciona atrelado ao principal, nesse caso, o Google, e que pode facilitar algumas tarefas do seu dia a dia. É possível, por exemplo, fazer anotações, baixar videos, procurar o significado de palavras etc.

Como estudante, algumas dessas extensões podem facilitar imensamente em algumas atividades e trabalhos da faculdade. Confira, abaixo, algumas extensões do Google e aplicativos que podem salvar sua vida como universitário.

10 extensões do Google

1. Save to Google Drive

Talvez essa seja a extensão do Google mais usada pelos universitários. Ela é útil para salvar arquivos na nuvem em diversos formatos, sejam documentos, PDFs, links e até planilhas.
Nessa extensão do Google, também é possível separar pastas para melhorar a organização dos arquivos, além de poder acessá-los em qualquer lugar, basta acessar a sua conta Google.

Além disso, a ferramenta tem um limite bem alto de memória, podendo adquirir ainda por meio da compra. Com ela, você também pode liberar espaço em seu dispositivo de estudo (computador ou celular), mandando alguns de seus documentos importantes para a nuvem.

O Google Drive é, com certeza, uma ótima ferramenta que pode te auxiliar na produtividade e na facilidade para acessar os seus arquivos e fomentar suas pesquisas.

2. Google Dictionary

Essa extensão do Google é perfeita para o estudante que trabalha muito com textos. Com ela, você pode ampliar o seu vocabulário e incrementar ainda mais as suas produções textuais.
O Google Dictionary também pode te ajudar naqueles textos difíceis da faculdade, com muitas palavras de difícil entendimento. Através desta extensão do Google, você não precisa abrir outra aba para pesquisar a palavra, basta clicar duas vezes sobre ela para visualizar o seu significado. Você ainda poderá criar o seu próprio dicionário, construindo um histórico de palavras.

3. Kami

O Kami é uma extensão do Google que permite editar e manusear todo tipo de PDF. Com ele, você poderá fazer anotações e marcações nos arquivos de forma super prática.
Além disso, com o Kami, é possível criar um ambiente interativo. Isso é possível porque o Kami pode ser vinculado a outras extensões, como o Google Classroom e o Google Drive.
Que tal compartilhar com a sua classe ou seu grupo de estudos? Assim eles poderão ver suas anotações e acrescentar ainda mais, contribuindo para o conhecimento de todos.

4. Nimbus Screenshot e Screen Video

O Nimbus é uma extensão do Google para gravar tela. Com ele, é possível gravar áudios e vídeos da tela do do seu computador através da captura de tela. Com ele, você poderá gravar aulas para reassistir ou ter o áudio exato do professor respondendo sua dúvida. Além disso, o recurso permite editar e customizar os vídeos e capturas de tela, podendo também salvar diretamente do Google Drive.

5. Adblock para YouTube

Essa extensão do Google é perfeita se você quer se livrar dos anúncios do YouTube. Às vezes, nossa concentração e raciocínio são interrompidos por anúncios que não contribuem para o que desejamos. Principalmente quando estamos em uma videoaula super construtiva. Portanto, essa ferramenta é uma alternativa do Google para bloquear esses anúncios. Assim, você poderá assistir aos seus vídeos e estudar pelo YouTube tranquilamente e sem ser interrompido.

6. Power Thesaurus

Essa extensão do Google também é uma ótima aliada na hora de produzir textos. Artigos, resenhas e outros tipos de textos acadêmicos são comuns no dia a dia do universitário, portanto essa ferramenta pode ajudar bastante. Com ela, você consegue analisar os sinônimos de uma palavra. Com isso, você pode ampliar o seu repertório gramatical e evitar a repetição de uma mesma palavra dentro do texto. Além do mais, essa extensão pode ser vinculada ao Google Dictionary, facilitando ainda mais a pesquisa e mostrar sinônimos e antônimos de palavras já salvas anteriormente no Dictionary.

7. Todoist

Quando se tem milhares de coisas para entregar e produzir (rotina comum do universitário), a gestão de tempo e organização são pontos-chave para conseguir concluir tudo adequadamente. Então, o Todoist surge como uma alternativa para isso. Com essa extensão você pode fazer listas de tarefas e monitorá-las colocando até mesmo o andamento das atividades. Ele pode ser muito útil também em trabalhos em grupo, já que há a opção de colaboração entre mais pessoas. Possuindo também a opção de salvar os arquivos na nuvem do Google Drive.

Ou seja, o Todoist pode auxiliar na gestão de projetos e manter uma boa produtividade.

8. Cite This For Me

A ABNT é cheia de regras que nem sempre nos recordamos. Para te auxiliar nisso, a extensão do Google Cite This For Me é perfeita. Ela reconhece automaticamente o autor, título, ano e faz a referência de modo adequado. Também pode ser usada em referências a sites da web. Com essa extensão, você também irá se habituar com a forma de citação que cada referência deve possuir, tendo assim, um aprendizado nessa área.

9. Read Aloud

A leitura constante também é uma das atividades do estudante universitário. Mas, às vezes, a tela do computador, celular ou tablet pode deixar a vista cansada ou a leitura pode ficar confusa depois de muito tempo. Então, o Read Aloud pode ser uma alternativa incrível para você que está cansado de ler. Com ele, você tem a opção de escutar o seu texto, já que o lê em voz alta.

Também pode ser uma boa alternativa para fazer suas anotações e observações sobre o texto enquanto escuta, tornando o estudo mais dinâmico.

10. Save To Google Keep

A partir dessa extensão, você pode criar anotações, listas, além de adicionar fotos, vídeos e desenhos nos seus escritos. O Google Keep também é vinculado ao Google Drive, podendo salvar todos os arquivos diretamente na nuvem. Além disso, você pode baixar o app no celular e ter disponíveis suas anotações a todo momento, seja no Android ou no iOS.

Como baixar uma extensão do Google?

Há algumas opções de como instalar extensão do Google, mas garanto que não é nada difícil, acompanhe:

1. Baixe o navegador

Todas as extensões citadas estão vinculadas ao navegador do Google Chrome. Então se você ainda não tem o navegador baixado, instale-o.

2. Chrome Web Store

A partir disso, você pode ter acesso ao Chrome Web Store, onde estarão todas as extensões do Google disponíveis. Basta pesquisar a extensão que você deseja e clicar na opção “usar no Google”, que ela será instalada

Observação: algumas extensões podem pedir para reiniciar o navegador durante a instalação. Caso for preciso, basta fechar o navegador e iniciá-lo novamente. Provavelmente a sua extensão já estará disponível e pronta para ser usada.

Gostou do nosso conteúdo sobre extensão do Google? É universitário? Vem conferir os serviços de moradia estudantil da Uliving!

Fonte: https://uliving.com.br

Assine para receber mais Posts

%d blogueiros gostam disto: