ROMERO – "O Peregrino"

"Somos peregrinos neste mundo"

A figura da pérola e a vida cristã

Texto: Mateus 13:45-46

Introdução: Nesta parábola o mercador é Jesus, a pérola é a igreja, e o grande preço é a morte de Jesus na cruz.

INTRODUÇÃO

As ostras são animais pertencentes ao filo Mollusca e classe Bivalvia, cuja concha é dividida em duas valvas que se unem através de um ligamento. São os únicos animais capazes de produzirem as pérolas, objetos tão apreciados por joalheiros. Não são todas as espécies de ostras que conseguem produzir a pérola, sendo que as que produzem são chamadas de perlíferas, e fazem parte da família Pteriidae (de água salgada) e Unionidae (de água doce).

O PROCESSO DA FORMAÇÃO DA PÉROLA

A produção da pérola pela ostra nada mais é do que um mecanismo de defesa do animal, quando ocorre a penetração de corpos estranhos, como grãos de areia, parasitas, pedaços de coral ou rocha, entre a concha e o manto.

Quando esse corpo estranho está no interior da ostra, o manto do animal envolve essa partícula em uma camada de células epidérmicas, que produzem sobre ela várias camadas de nácar, originando a pérola. O processo de fabricação de uma pérola pela ostra demora em média três anos, e geralmente elas são retiradas com 12 mm de diâmetro.

Algumas pessoas cultivam ostras para a fabricação de pérolas. Para que isso ocorra basta inserir no interior da ostra pequenas partículas, como bolinhas de plástico ou pedaços de moluscos para estimular a produção da pérola pelo animal.

As pérolas podem ser de várias cores, como rosa, vermelha ou azul, e essas cores se devem a detritos, proteínas ou à cor interna da concha do animal. A pérola mais rara que existe é a pérola negra, e ela pode ser encontrada no Taiti e nas ilhas Cook. Pérolas irregulares não têm muito valor comercial, mas algumas em forma de gota, lágrima ou cone, são utilizadas em algumas joias.

A PÉROLA APLICADA NA VIDA CRISTÃ

As pérolas têm sido usadas durante séculos como objetos de beleza.
Vamos dar uma olhada na pérola e perceba como ela ilustra várias lições espirituais maravilhosas sobre o Senhor Jesus Cristo e Sua igreja.

1. A pérola é produto do sofrimento

A. A pérola é formada quando uma ostra recebe um grão de areia presa na carne macia dentro de sua concha. Este pedaço de areia irrita a ostra e então ela responde pelo revestimento do grão com camadas de saliva e de cálcio.

B. A igreja foi formada a partir de terríveis dores e a morte de Cristo pelos pecadores sobre a cruz! (Efésios 5:25 – Apocalipse 1:5)

2. A pérola é formada de matérias inúteis

A. A pérola é formada por todos os tipos de lixo. Pedaços de areia, fragmentos de ossos de peixes mortos, e outros resíduos no fundo do mar.

B. A composição da igreja saiu de pecadores condenados e presos ao inferno! (Mateus 9:12-13 – Efésios 2:1-3)

3. A pérola é uma coisa composta

A. É uma combinação de várias coisas. Há pelo menos três materiais utilizados na formação de uma pérola – o material irritante, saliva da ostra e o cálcio.

B. A Igreja é composta de todos os tipos de pessoas de todas as raças e origens (Gálatas 3:26-28). Eles têm uma coisa em comum – a salvação pela graça mediante a fé em Cristo!

4. A pérola cresce gradualmente

A. Depois que um grão de areia entra na ostra, pode levar até 3 anos para a ostra produzir uma pérola magnífica.

B. Deus tem forma lenta e gradual de edificar a sua igreja neste mundo. Ela vem crescendo há dois mil anos enquanto o Espírito Santo convence os pecadores e chegam assim a um conhecimento salvífico de Jesus Cristo (Efésios 2:21-22).

5. A pérola é um trabalho oculto

A. A pérola cresce escondida na ostra submersa na água.

B. Além do aspecto físico numérico, ninguém pode realmente ver o crescimento espiritual real da igreja. Nós só podemos ver a igreja local visível, mas não o corpo espiritual invisível que forma a vastidão de toda a igreja (Efésios 1:22-23).

6. A pérola é um objeto muito valioso

A. As pérolas podem valer uma fortuna. De fato um colar de pérolas pode realmente valer milhões de dólares.

B. A igreja valeu o tesouro do céu, para Deus! Ele pagou o preço mais elevado, o melhor do Céu – Seu Filho amado, Jesus Cristo, para salvar a Igreja do inferno! (Romanos 5:6-8)

C. A igreja é realmente muito valiosa para o mundo, mesmo quando o mundo realmente não aprecia isso. A igreja serve como força de contenção contra o mal que um dia varrerá todo o mundo.

Portanto, ela vale a pena todo o preço e os esforços que precisamos dar para se manter viva, ativa e forte no Senhor. Vale a pena todas as nossas orações, nossa doação, nosso trabalho, nosso sacrifício. A igreja vale a pena tudo o que podemos dar a ela!

7. A pérola é uma unidade

A. A pérola é a única gema conhecida pelo homem que não pode ser cortada. Grandes diamantes são cortados e realizados em vários menores, pedras mais valiosas. A pérola não pode ser dividida, sem destruir seu valor natural e beleza.

B. A igreja local pode ser dividida aos olhos do homem, mas a verdadeira igreja (o verdadeiro corpo de Cristo, composta de ambos mortos e vivos em Cristo) será para sempre um (Filipenses 1:27).

C. Quando qualquer igreja local é dividida, ela perde o seu valor e beleza para o mundo ver! Portanto, há uma grande necessidade para que sejamos de uma mente e de um acordo por causa do testemunho! Não é bom quando o povo de Deus não pode se dar bem uns com os outros!

8. A pérola reflete a luz

A. Uma das qualidades mais notáveis da pérola é a sua capacidade de refletir a luz. A Igreja é chamada para refletir a verdadeira luz do mundo – o Senhor Jesus Cristo (João 8:12; 9:5).

B. A Igreja, como a lua reflete a luz do sol durante a noite, isto é para refletir a luz do Senhor Jesus Cristo a este mundo espiritualmente escuro (Filipenses 2:15).

CONCLUSÃO

E assim vimos que a pequena pérola ensina várias grandes verdades da Bíblia sobre Cristo e Sua igreja. Vamos aprender uma lição com as qualidades da pérola – a partir de sua beleza e valor ao dono! A próxima vez que você vê uma pérola medite sobre estas verdades maravilhosas!

Fontes: https://www.opregadorfiel.com.brhttps://mundoeducacao.uol.com.br

Pastor Antonio Romero Filho

Assine para receber mais Posts

%d blogueiros gostam disto: