ROMERO – "O Peregrino"

"Somos peregrinos neste mundo"

As 10 maiores estátuas da terra

Texto: Êxodo de 20:4-6 

Introdução: O desprezo a Deus e a idolatria entre outros pecados estão no topo da lista.

Seu ódio contra o culto e adoração a falsos deuses e ídolos não é segredo.

Nos dois primeiros dos Dez Mandamentos, é nos dada uma ordem direta de Deus para não colocar nada diante do Deus Verdadeiro.

I. O que a idolatria faz a Deus (Êxodo 20:4)

A palavra “adorar” significa “dar a maior devoção e amor a uma divindade.” É impressionante o que as pessoas estão adorando hoje. Alguns ambientalistas adoram florestas e os oceanos e os animais.

Os supersticiosos adoram estrelas, cristais e amuletos da sorte e todo tipo de imagens. Os mais sofisticado dos homens adoram a ciência e a filosofia. (Romanos 1:25).

O  Deus Verdadeiro, criador dos céus e da terra  exige adoração exclusiva de todos os homens (Deuteronômio 10:20). Há algumas razões por que Deus odeia a idolatria:

A. Ela tenta falsificar ao Deus Vivo. A Idolatria zomba do Senhor, fornecendo um substituto, profano finito e barato em vez de um Deus santo e infinito. Desvia a humanidade de adorar o Deus vivo e verdadeiro, assim, rouba de Deus a glória devida a Ele (Isaías 42:8).

B. Ela tenta restringir e desprezar ao Deus Verdadeiro. A Idolatria encolhe o Deus infinito e Todo-Poderoso em um tamanho conveniente e gerenciável. Se Deus é reduzido a uma estátua ou mesmo apenas uma vaga ideia, então ele se torna menos intimidante. Idólatras, inverteram a ordem correta das coisas, fazendo Deus na própria imagem do homem! (Cf. Atos 14:11)

II. O que a idolatria faz ao homem (Êxodo 20:5)

Deus condena isto! A adoração de ídolos é uma questão grave.

Deus é um Deus zeloso e deseja nossa adoração na íntegra (Êxodo 34:14 – Deuteronômio 4:15-19). A Idolatria não só despreza e ataca o Senhor, ela também causa danos terríveis ao homem…

A. Ela irá decepcionar e confundir o homem  (Salmos 115:4-7)A idolatria sempre promete mais do que pode dar, mas todos os idólatras serão desiludidos porque os deuses que eles fizeram são impotentes (Jeremias 10:14. Toda vez que o homem põe sua expectativa em algo que não seja Deus, ele vai se decepcionar. Somente Deus pode preencher o vazio no coração do homem!

B. Ela irá destruir, espiritual e fisicamente o homem (Salmo 115:8). Os ídolos podem mudar e distorcer um homem. Os homens se tornam como o que eles mais valorizam.

No primeiro momento o homem molda o seu ídolo, então o ídolo forma ele! Em última instância, o homem não é apenas deformado, mas conformado com o seu ídolo escolhido. Os ídolos vão dominar, decepcionar, deformar e destruir você! (Apocalipse 21:8)

Conclusão: Deus julgará todos os ídolos e idólatras. O Deus vivo e verdadeiro quer que todos nós adoremos e sirvamos somente a Ele (I Coríntios 10:14 – I Tessalonicenses 1:9).

Amigo leitor, você vai abandonar seus ídolos e se arrepender de seus pecados? Você vai confiar e acreditar somente em Jesus hoje?

“Porque Deus amou o mundo (você) de tal maneira (sem medidas) que deu o seu filho Unigênito (Jesus Cristo) para que todo aquele (você) que Nele crer (em Jesus Cristo) tem a vida eterna (salvação e vida eterna). Jo 3.16

Pastor Antonio Romero Filho

Assine para receber mais Posts

%d blogueiros gostam disto: